Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
16:43:35
informe o texto

Notícias / Geral

18/01/2021 às 09:54

MT teve a terceira maior taxa de faltosos no Enem 2020 com 57,1% de ausentes

Ministro da Educação atribuiu a culpa da alta taxa de faltosos também à imprensa que teria sido contra o Enem

Camilla Zeni

MT teve a terceira maior taxa de faltosos no Enem 2020 com 57,1% de ausentes

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Mais da metade dos estudantes que se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso não compareceram para fazer a prova nesse domingo (17), primeiro dia de exame. 

De acordo com o
 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, 98.924 pessoas se inscreveram para o exame presencial em Mato Grosso, mas apenas 42.426 compareceram. O número representa uma abstenção de 57,1% dos inscritos, equivalente a 56.498 alunos, o que supera a média nacional de 51,5% de ausência. 

Os dados constam em relatório apresentado pelo Inep na noite de domingo.

Com a alta taxa de faltosos, Mato Grosso foi o estado com a terceira maior taxa de abstenções, ficando atrás apenas de Roraima (59,3%) e Mato Grosso do Sul (57,2%), considerando que o estado de Rondônia, apesar de ter 64,5% de ausência, deixou de aplicar a prova em dois municípios, por determinação judicial.

Segundo os dados do Inep, essa ausência registrada no primeiro dia do Enem 2020 foi a maior de toda a história do exame, que acompanha os dados desde 2009.

Antes, a maior taxa de faltosos tinha sido registrada em 2018, quando, naquele ano, 24,9% dos inscritos não foram realizar a prova. Na época, o número de estudantes que se inscreveram era semelhante ao de 2020: 5.513.662, frente aos 5.523.029 de 2020.

O fator mais apontado como justificativa para a massiva ausência em 2020 foi a pandemia da covid-19, que levou, inclusive, ao adiamento da prova, tradicionalmente realizada em novembro. Em coletiva de imprensa na noite de domingo, porém, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, atribuiu a culpa da alta taxa de faltosos também à imprensa. 

“Tivemos um número de abstenção maior [do que em 2019], em parte pela dureza e pela questão do medo da contaminação. Em parte também por um trabalho de mídia contrário ao Enem muito grande. Isso é fato. De uma maneira até meio injusta. Não foi o mesmo trabalho de mídia feito contra o exame da Fuvest, em São Paulo”, criticou o ministro. 

A alta taxa de abstenção, porém, já era prevista por gestores da Educação e até mesmo por diversos defensores públicos, que entraram com ações em todos os Estados na tentativa de adiar a aplicação das provas. 

Em Mato Grosso, ao menos duas ações foram propostas na Justiça Federal. Uma movida pelo deputado estadual e médico sanitarista, Lúdio Cabral (PT), que alertou para o crescimento de casos de covid-19 e taxas de abstenção em seu processo. Os defensores públicos Renan Sotto Mayor, da Defensoria Pública da União (DPU-MT), e Fábio Barbosa, da Defensoria do Estado, também acionaram a Justiça alegando que a aplicação da prova poderia causar ainda mais desigualdades.

Ambos também citaram o aumento na taxa de ocupação das UTIs em Mato Grosso e o impacto da prova nas próximas semanas. Contudo, nenhum dos pedidos foi atendido.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet