Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
22:17:30
informe o texto

Notícias / Geral

23/01/2021 às 08:15

Mais de 380 pessoas morreram de covid-19 em MT desde a virada do ano

Taxa de ocupação de UTIs em MT cresceu 22% nessas três semanas

Camilla Zeni

Mais de 380 pessoas morreram de covid-19 em MT desde a virada do ano

Foto: Assessoria

Análise no boletim informativo divulgado diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) aponta para o agravamento do cenário da covid-19 em Mato Grosso nesse mês de janeiro. desde a virada do ano, mais de 380 mato-grossenses morreram em decorrência da infecção. 

Levantamento realizado pelo Leiagora apontou que, do dia 1º ao dia 21 de janeiro, foram registrados 24.711 novos diagnósticos de moradores infectados com a covid-19, além de 181 moradores de outros estados que tiveram a doença confirmada em Mato Grosso. 

Essa alta na taxa de contaminados também provocou aumento no número de pessoas em isolamento, ou seja, aquelas que não demandaram atenção hospitalar por apresentarem sintomas leves ou serem assintomáticos. Esse grupo, em menos de três semanas, cresceu em 3.532 pessoas, o equivalente a 64,9%. Isso porque no dia 1º de janeiro haviam 5.440 pessoas em isolamento. Já no dia 21 eram 8.972 infectados nessa condição. 

Os dados da SES ainda apontaram crescimento de 22% na taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) disponíveis, ao mesmo tempo em que mostram que o Estado perdeu 4 leitos, que foram desativados. 

No início do ano, 197 pessoas estavam internadas nas UTIs destinadas à adultos, o equivalente a 48,8% do total reservado pelo estado, de 403 unidades. Contudo, no dia 21 já eram 285 internados nas 399 UTIs disponibilizadas.

Ao Leiagora, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou que as UTIs desabilitadas são do  Hospital São Luiz, em Cáceres (222 km de Cuiabá). O Estado justificou que ocorreu o vencimento da habilitação dos leitos junto ao Governo Federal.

Aumento preocupante

Na semana passada, o secretário de Saúde do estado, Gilberto Figueiredo, apontou para o aumento preocupante no número de casos da covid-19 e, consequentemente, das taxas de ocupação dos leitos hospitalares. Na ocasião, quinta-feira (14), o gestor apontou que, de um dia para o outro, o Estado registrou aumento de 3% na taxa dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Dessa forma, segundo ele, devem faltar leitos já na próxima semana. 

"Levando em consideração as condicionantes presentes no momento, o elevado crescimento de casos linearmente no Estado, elevado crescimento de demanda pela internação hospitalar - seja enfermaria, seja em UTI -, já chegamos agora de manhã a 66% de ocupação dos leitos de UTI, fechamos a tarde de ontem em 63%. Nessa tendência, uma média de dois a três pontos percentuais de aumento por dia, em 15 dias nós não teremos leitos de UTI disponíveis”, avaliou, na ocasião. Desde então, a ocupação subiu pouco mais de 4%, o equivalente a cerca de um ponto percentual por dia
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet