Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
17:43:53
informe o texto

Notícias / Política

19/01/2021 às 16:18

Governador anuncia construção de novas escolas e empréstimo de 100 milhões de dólares para a Educação

Empréstimo foi oferecido pelo Banco Mundial, diante da recuperação fiscal constatada no Estado nos últimos anos

Camilla Zeni

Governador anuncia construção de novas escolas e empréstimo de 100 milhões de dólares para a Educação

Foto: Michel Alvim/Secom

O governo de Mato Grosso firmou, na manhã desta terça-feira (19), 51 convênios com 26 prefeituras para a construção de novas escolas, quadras poliesportivas e compra de veículos e maquinários. Ao todo, serão investidos mais de R$ 41 milhões, já previstos no programa Mais MT. 

Durante o evento, que reuniu deputados e prefeitos no Palácio Paiaguás, Mauro destacou que pretende fazer o maior investimento da história na área da Educação em Mato Grosso. Além das assinaturas desta manhã, ele ainda anunciou a projeção de um empréstimo de 100 milhões de dólares para diversas obras estruturantes na área.

“Pela primeira vez na história estamos pedindo 100 milhões de dólares para investir exclusivamente na educação pública de Mato Grosso. Serão mais ou menos R$ 500 milhões, de financiamento num longo prazo, para pagar em 20 anos, mas para que no curto prazo possamos melhorar muita coisa na educação pública desse Estado", defendeu o governador. 

De acordo com Mauro, o empréstimo foi oferecido pelo Banco Mundial, diante da recuperação fiscal constatada no Estado nos últimos anos. O pedido de empréstimo, porém, somente deve ser concluído e enviado à Assembleia Legislativa no mês de março, uma vez que ainda está na fase de elaboração técnica. 

"Nós escolhemos a educação, o que os deixou [Banco Mundial] muito felizes. Agora estamos na etapa de construir o programa, metas, objetivos, porque é em cima deles que aprovamos o programa. Aprovado dentro do banco, aí que vamos para a etapa de aprovar dentro da Assembleia, mas a construção de um programa desse ainda leva dois ou três meses", disse.


Convênio com municípios

De acordo com o secretário de Educação, os convênios vão contemplar os municípios da seguinte forma: 

- Compra de um novo microonibus, ônibus e minivan para os municípios de Alto Taquari, Canarana, Carlinda, Diamantino, Itanhangá, Juscimeira, Lucas do Rio Verde, Nova Brasilândia e Santo Afonso, Porto Alegre do Norte, e União do Sul.

- Serão construídas quadras poliesportivas nos municípios de Campo Novo do Parecis, Figueirópolis D'Oeste, Itanhangá, Juscimeira, Peixoto de Azevedo, Nova Lacerda, Nortelândia, Primavera do Leste, Porto Alegre do Norte, Querência, Santa Rita do Trivelato, Sorriso. 

- Ainda, estão previstas ampliações de salas em Campo Novo do Parecis, Canarana, Itanhangá, Nova Canaã do Norte, Primavera do Leste, Sapezal, e Sorriso, e compra de mobiliários para Alto Taquari, Cláudia, Juruena, A secretaria de Educação de Jaciara também vai ganhar um veículo novo para atender as demandas internas.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet