Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
22:37:37
informe o texto

Notícias / Geral

25/01/2021 às 15:16

Advogado e segurança recebem vacina contra covid e são acusados de 'furar fila'

A SMS justificou que que o advogado atua como recepcionista na policlínica e por isso foi beneficiado.

Alline Marques

Advogado e segurança recebem vacina contra covid e são acusados de 'furar fila'

Foto: Assessoria

Com a restrição da vacinação contra a covid-19 para profissionais de saúde na linha de frente no combate ao coronavírus, a questão do ‘fura fila’ tem ganhado destaque e já se tornou alvo de investigação por parte do Ministério Público. Em Cuiabá, neste fim de semana o assunto ganhou as redes sociais após a denúncia de que um advogado e um segurança foram vacinados pela prefeitura da capital.

Em justificativa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que o plano nacional de imunização contra a covid-19 do Ministério da Saúde inclui trabalhadores da saúde no grupo 1, ou seja, não somente profissionais com formação na área da saúde, independentemente da função que exerçam.

Os dois profissionais são lotados em unidades de saúde. O advogado Leonardo Rodrigues Amorim atua como recepcionista na Policlínica do Pedra 90 e está afastado, o que aumentou a polêmica. Tendo, inclusive, suas fotos em festinhas criticadas por políticos e artistas nas redes sociais.

Leonardo informou que se tratavam de pessoas próximas e está afastado por possuir comorbidade. Em nota, a SMS explicou que o advogado foi vacinado por constar na lista de trabalhadores de unidades de saúde que atendem pacientes acometidos pela covid-19. “Tão logo ele conclua o cronograma de imunização, ele retornará às atividades laborais”, afirmou.

Já o segurança Mateus Siqueira, que também é empresário e possui uma hamburgueria, alegou que faz parte do grupo de profissionais da área de saúde, trabalhando como segurança. Na rede social, ele informou que assim que tomou conhecimento da repercussão tomou a decisão de não ser contemplado com a segunda dose.

Fato que também representa uma incoerência, já que tomou a primeira, seria um desperdício não ser imunizado.

Ainda, por fim, a SMS informou que, desde o início da pandemia, toda a rede de saúde sofreu com o déficit de trabalhadores, seja por fazerem parte do grupo de risco ou por terem se infectado no exercício da profissão e a imunização desses servidores é de extrema importância para que a rede esteja totalmente preparada para atender à população.

O assunto já mobilizou a oposição na Câmara de Cuiabá e o vereador Diego Guimarães que usou as redes sociais para denunciar o fato resolveu acompanhar de perto a imunização dos profissionais que ocorre no Centro de Eventos do Pantanal.

Pela manhã, o parlamentar constatou que as listas enviadas pelos hospitais, tanto particular quanto público, são extensas e aparentemente sem filtragem dos profissionais que estão realmente atuando na linha de frente. Ele apontou ainda uma falha no primeiro atendimento com “listas extensas e bagunçadas”.

Por outro lado, Diego sugeriu seja criado um formulário obrigatório para que todos que forem vacinados se declarem e assumam a responsabilidade de ser profissional  de atuação na linha de frente da covid-19, criação de formulário padrão com estratificação de riscos dos profissionais para que as unidades de saúde refaçam as listas, unificação das listas de profissionais já vacinados e capacitação dos atendentes do centro de vacinação.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet