Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
07:21:19
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

29/01/2021 às 17:03

Leitão vai conduzir instituto ligado ao agro e diz que 2021 é decisivo para desburocratizar setor

Ele foi eleito presidente do Instituto Pensar Agropecuária e será empossado no dia 23 de fevereiro.

Alline Marques

Leitão vai conduzir instituto ligado ao agro e diz que 2021 é decisivo para desburocratizar setor

Foto: Lucio Bernardo Jr / Câmara dos Deputados

O ex-deputado federal Nilson Leitão vai conduzir os debates relacionados ao agronegócio junto ao Congresso Nacional e atuará como um consultor da Frente Parlamentar Agropecuária, da qual já foi líder quando parlamentar. Ele foi eleito presidente do Instituto Pensar Agropecuária e será empossado no dia 23 de fevereiro.

Leitão assume com a missão de fazer com quem 2021 seja um marco em debates que estão travados no Congresso. Para ele, trata-se de um ano decisivo, já que em 2022 tem eleição e em 2023 pode se ter um novo governo. Para isso, ele pretende, por meio do IPA, dar argumentos para contrapor o temas ideológicos como a questão do defensivo agrícola, além da modernização das leis, desburocratizar e abrir as fronteiras do país, que já é um dos que mais vende para o exterior.

O ex-parlamentar explica que o papel do IPA é muito mais de retaguarda, com estudos técnicos, pesquisa do setor, sempre atento às mudanças de comportamento do mundo relacionadas ao agro, para dar suporte ao Congresso com a Frente Parlamentar da Agropecuária. A ideia é contribuir com conhecimento para poder melhorar a legislação em prol do setor, que é o principal motor da economia brasileira.

Em entrevista ao programa Agro Tarde, da Band, Leitão comentou também sobre a divergência que existe entre alguns segmentos dentro do setor, mas acredita que é o momento de melhorar a comunicação, unificar as pautas em comuns e outros assuntos tratar de maneira peculiar, mas sem deixar de avançar.

“O ano de 2021 é decisivo para destravar as pautas e temos de buscar uma agenda única do agro naquilo que nos une e consolida o agro como um todo, já na agenda que conflita tratar de forma peculiar, mas não deixar de tratar. O IPA é muito rico de informação porque tem todos os setores”, defendeu.

A colaboração é fazer com que todas entidades, produtor até exportação, o PIB tem algum representante, conflito entre uma entidade e outra, colaborar com a minha experiência legislativa, auxiliar, mas vamos conseguir levar uma linguagem em que as entidades vão compreender de como chegar a sua demanda no Congresso, forma de comunicar com o Congresso, para dar celeridade a temas, pautas que nós construímos, mas o Congresso que dá sua prioridade.

Outra questão levantada por Leitão é a judicialização dos temas e ele acredita que o IPA possa contribuir com os argumentos técnicos e legais nas ações em defesa do agro. Além de respaldo também na aprovação e sanção de leis.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet