Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
23:00:23
informe o texto

Notícias / Polícia

09/02/2021 às 11:21

Veja quais cidades em MT não registraram homicídios dolosos em 2020

Já pensou em morar numa cidade tranquila e sem registro de assassinatos? Em Mato Grosso, 26 cidades passaram o ano de 2020 sem registrar nenhum caso de homicídio doloso.

Alline Marques

Veja quais cidades em MT não registraram homicídios dolosos em 2020

Foto: Christiano Antonucci / Secom-MT

Já pensou em morar numa cidade tranquila e sem registro de assassinatos? Em Mato Grosso, 26 cidades passaram o ano de 2020 sem registrar nenhum caso de homicídio doloso. Os dados são da Superintendência do Observatório de Segurança Pública, vinculada à Adjunta de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

Tratam de cidades tranquilas localizadas nas regiões Norte, Leste e Oeste do Estado. Dentre os municípios, está Água Boa, que é uma cidade-polo da região do Araguaia de Mato Grosso e tem uma economia focada na agropecuária. (Veja lista completa logo abaixo)

O levantamento é referente aos meses de janeiro a dezembro do ano passado e contabiliza apenas os homicídios dolosos, ou seja, não abrangem crimes como latrocínio, por exemplo. Um resultado parecido foi alcançado no mesmo período de 2019, já que naquele ano não houve registro de homicídio doloso em 27 cidades.

Ainda de acordo com os dados divulgados pela Seso, 74 municípios apresentaram entre um a cinco homicídio doloso ao longo de todo o ano passado, 27 com seis a 11 casos e 14 cidades registraram acima de 12 homicídios.

Ao todo, foram contabilizados 810 homicídios dolosos no ano de 2020 em Mato Grosso. Cuiabá lidera o ranking com 80 casos, seguida de Várzea Grande, com 49 casos. Em Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá) e Rondonópolis (218 km ao sul de Cuiabá) foram registrados 37 asasssinatos.

O secretário de Estado de Segurança, Alexandre Bustamante, destaca o desafio de implementar ações de prevenção e repressão nos 141 municípios mato-grossenses. “Nosso estado tem uma grande extensão territorial, além da região de fronteira com a Bolívia que é utilizada como porta de entrada de drogas, um crime que acaba resultando em outras ações criminosas, como o homicídio, por exemplo”.

Bustamante ressalta que o trabalho conjunto das forças policiais é responsável pelos resultados positivos. “É preciso reconhecer o empenho de todo o sistema de segurança, desde o aspecto preventivo, o trabalho técnico de inteligência, de dados, perícia, investigação, até o operacional com enfrentamento da criminalidade nas ruas, e também a parte de ressocialização de reeducandos e socioeducativa que estamos melhorando. Temos homens e mulheres comprometidos se dedicando todos os dias para garantir a segurança da população”.

Compõem as forças de segurança do estado a Polícia Militar (PM-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Sistema Penitenciário, Sistema Socioeducativo e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).

Veja lista das cidades sem homicídios dolosos 

 
  1. Água Boa
  2. Araguainha
  3. Conquista d'Oeste
  4. Curvelândia
  5. Figueirópolis d'Oeste
  6. Glória D'Oeste
  7. Ipiranga do Norte
  8. Itaúba
  9. Jauru
  10. Lambari d'Oeste
  11. Nova Nazaré
  12. Nova Santa Helena
  13. Novo Horizonte do Norte
  14. Novo Santo Antônio
  15. Novo São Joaquim
  16. Paranaíta
  17. Ponte Branca
  18. Ribeirãozinho
  19. Rondolândia
  20. Salto do Céu
  21. Santa Rita do Trivelato
  22. Santo Antônio do Leste
  23. São José do Povo
  24. Terra Nova do Norte
  25. Tesouro
  26. Vale de São Domingos
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet