Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
13:19:11
informe o texto

Notícias / Política

02/03/2021 às 10:09

Gilberto critica Cuiabá por falta de gestão com vacinas contra covid-19

"Qualquer município no Estado de Mato Grosso que aplicou primeira dose e não tem vacina para aplicar segunda dose, foi erro estratégico de operação", declarou

Da Redação - Eduarda Fernandes / Reportagem Local - Camilla Zeni

Gilberto critica Cuiabá por falta de gestão com vacinas contra covid-19

Foto: Michel Alvim / Secom-MT

O secretário estadual Gilberto Figueiredo criticou a falta de gestão de municípios que passaram do prazo para aplicar a segunda dose da vacina contra a covid-19 e estão com o estoque zerado. Foi o que aconteceu com Cuiabá, que abriu a vacinação para idosos acima de 85 anos diante da baixa procura de profissionais da saúde, que eram prioridade.

“Qualquer município no Estado de Mato Grosso que aplicou primeira dose e não tem vacina para aplicar segunda dose, foi erro estratégico de operação. [...] Muito provavelmente, estenderam a vacinação para grupos além da vacina que estava prevista e agora vão precisar utilizar as novas doses chegando para complementar isso. Eu fiz essa crítica logo no da vacinação, que tinha alguns municípios que não estavam olhando para a regra definida, orientação do Ministério da Saúde”, declarou em entrevista à imprensa nessa segunda-feira (1º), ao ser questionado sobre a situação de Cuiabá.

Leia também - Legislativo da Capital deve anunciar novas medidas de segurança contra a covid-19

A Capital aguardava a destinação de 3.030 doses para concluir a imunização dos profissionais de saúde. Para a vacina coronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias. A justificativa da secretária de Saúde de Cuiabá, Ozenira Felix, para ampliar o grupo de vacinação, além da baixa procura de profissionais da saúde, foi a garantia de que isso não afetaria o plano de imunização.

Gilberto, na entrevista, bateu na tecla que desde o início do primeiro lote, todas as orientações escritas estão estabelecidas em resoluções publicadas. Além disso, pontuou que a segunda dose foi segurada pelo Governo do Estado e encaminhada ao município no momento propício de fazer a aplicação.

“A única vacina que chegou com perspectiva de utilizar todo o lote para vacinar como primeira dose foi a da AstraZeneca, porque ela tem um tempo maior para aplicar a segunda dose e o Ministério da Saúde já sinalizava que em 90 dias conseguiria encaminhar a segunda dose. Todas as doses CoronaVac que chegaram ao Estado de Mato Grosso, chegaram para vacinar primeira e segunda dose. Nós só encaminhamos de forma fracionada aos municípios para facilitar a armazenagem, segurança. E essa foi uma pactuação feita com os municípios. Então aqueles municípios que fizeram a estratégia errada estão sofrendo neste momento pela falta de doses para aplicar a segunda dose”, disse.

Outro lado

Em relação à segunda dose da vacina contra a covid-19 dos trabalhadores da saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que:

- Estão no prazo para receber a segunda aplicação 3.030 pessoas vacinadas em primeira dose com o lote de 3.030 vacinas Coronavac, recebidas pela SMS em 25/01.

- Consta na Nota de Fornecimento de Material (NFM) expedida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) que as doses entregues naquela data eram para primeira dose, o que foi executado pela campanha municipal de vacinação contra a covid-19. 

- No entanto, não ocorreu o mesmo procedimento adotado, por exemplo, no primeiro lote de 8.027 vacinas entregues no início da campanha, em que a SES armazenou o lote destinado à segunda dose e entregou no prazo para aplicação. 

- Nesta segunda-feira (1º), a secretária interina de Saúde Ozenira Félix se reuniu com o secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo para solicitar o lote de 3.030 doses da Coronavac, destinada à segunda dose dos trabalhadores da saúde. 

- Ficou definido então que o Município irá utilizar os demais lotes de Coronavac, que seriam para outros grupos, para aplicar a segunda dose dos 3.030 trabalhadores da saúde que estão no prazo e que a situação será equacionada conforme a chegada de novas remessas de vacinas pelo governo federal.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet