Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
09:14:33
informe o texto

Notícias / Geral

30/03/2021 às 09:35

CDL contraria decisão e orienta que comércio continue aberto até manifestação de Emanuel

Decisão do TJMT apontou que a determinação é imediata e atividades devem ser fechadas desde hoje. Emanuel ainda não se manifestou

Camilla Zeni

CDL contraria decisão e orienta que comércio continue aberto até manifestação de Emanuel

Foto: Luiz Alves/Secom

Os comerciantes aguardam uma posição do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), para definir o futuro das empresas pelos próximos dias. Foi como orientou, no fim da noite de segunda-feira (29), a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). 

"A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), após análise da sua assessoria jurídica, orienta ao comércio da capital a abrir as portas normalmente, tendo em vista de que a decisão judicial não afetou o decreto municipal que está em vigor. Diante disso, até sair um novo decreto municipal, o comércio está autorizado a abrir as portas e funcionar normalmente", informou por meio de nota, publicada às 23h51. 

A decisão da CDL vai na contrmão da determinação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), que, na noite de ontem, decidiu que é impositivo o decreto estadual que prevê a implantação de quarentena nos municípios com risco muito alto de contaminação para a covid-19. Desta forma, segundo o TJMT, 50 municípios deveriam, já na madrugada nesta terça-feira (30), amanhecer com os serviços não-essenciais fechados. 

A CDL avaliou que, contudo, o comércio não é um foco de disseminação da covid-19, uma vez que cumpre rigorosamente com as medidas de biossegurança amplamente disseminadas, tanto para garantir a integridade dos clientes quanto dos funcionários. Ainda, apontou que a culpa pela crescente dos casos e mortes relacionadas à doença seria das festas clandestinas, as aglomerações e, até mesmo, os ônibus lotados. 

"A CDL Cuiabá também continuará cobrando dos poderes públicos ações mais efetivas de fiscalização e de combate a covid-19", finalizou a nota. 

Contra fechamento

Na semana passada, os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso já haviam se manifestado contrários ao fechamento das atividades econômicas, fazendo alegações semelhantes às da CDL. Na ocasião, os parlamentares rejeitaram uma proposta do governo estadual de antecipação de feriados. O objetivo era diminuir a circulação de pessoas pelo período de 10 dias. 

Com a rejeição da proposta, o governo publicou novos decretos, reativando a classificação de risco de contaminação e as medidas de segurança, bem como estipulando novas regras para o funcionamento das atividades em Mato Grosso. Isso levou o Ministério Público a acionar a Justiça para garantir que as medidas do decreto fossem impositivas. 

Conforme o decreto estadual, nos municípios com risco muito alto de contaminação, a quarentena obrigatória deve ser decretada, bem como a suspensão das aulas presenciais e atividades não essenciais. Na manhã desta terça-feira, a deputada Janaina Riva se manifestou contrária à decisão judicial. O prefeito de Cuiabá, porém, ainda não se manifestou.

A lista de serviços essenciais pode ser conferida aqui.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet