Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
04:47:01
informe o texto

Notícias / Geral

04/04/2021 às 15:11

Livro da Inspetoria Comercial relata história mercante de 1893 até 1915 em MT

De acordo com o presidente da Junta Comercial do Estado (Jucemat), Manoel Lourenço, com o livro é possível ver as mudanças que ocorrem na abertura de empresas da região

Leiagora

Livro da Inspetoria Comercial relata história mercante de 1893 até 1915 em MT

Foto: Reprodução

No dia 03 de fevereiro de 1893 foi a aberta a empresa mais antiga de Mato Grosso do século 19. A firma Victorio Irmãos Costas apresentava diversos produtos e era um negócio administrado pela família.

Estas e outras informações são encontradas no livro da Inspetoria Comercial de Mato Grosso, da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat). Nele também foram encontrados registros de pessoas conhecidas no Estado, como Pedro Celestino Corrêa da Costa, ex-governador de Mato Grosso nos anos de 1908 a 1911 e 1922 a 1924, que abriu um comércio em 1898.

De acordo com o presidente da Jucemat, Manoel Lourenço, estes dados têm importância histórica para o Estado.

“A gente observa que naquela época os documentos eram mais gerais, não havia tantas informações, como quais eram os produtos que era possível encontrar naquelas empresas”, comenta.

O mesmo também é explicado pela gerente de arquivo, Gracimeire da Silva. “Este documento era uma forma de controlar tudo aquilo que entrava e saia do Estado. Então, esses manuscritos são ferramentas de informações”, assegura.

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet