Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
05:03:06
informe o texto

Notícias / Geral

05/04/2021 às 16:23

Secretário de Saúde garante apuração de denúncia de técnica de enfermagem

Técnica de enfermagem que trabalhava no Hospital São Judas Tadeu, em Cuiabá, denunciou negligência da unidade no tratamento de pacientes com covid-19

Da Redação - Eduarda Fernandes / Reportagem local - Camilla Zeni

Secretário de Saúde garante apuração de denúncia de técnica de enfermagem

Foto: Camilla Zeni / Leiagora

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, comentou sobre a denúncia feita por uma técnica de enfermagem na manhã desta segunda-feira (5), de possíveis atos de negligência médica ocorridos no Hospital São Judas Tadeu, em Cuiabá. O secretário disse que, apesar de a situação não ter chegado a seu conhecimento, a técnica de enfermagem deve denunciar o caso aos órgãos de controle.

“Se ela se identifica, ela deve registrar um B.O. Existe Conselho Regional de Medina, Conselho Regional de Enfermagem. Ou seja, existem todos os órgãos competentes para isso, inclusive Ministério Público. E eu espero que isso não tenha acontecido porque acho que aí é um crime que precisa ser apurado”.

Ao ser questionado se a Secretaria de Estado de Saúde (SES) não pode realizar uma vistoria no hospital, tendo em vista que a
técnica de enfermagem disse que a negligência também foi apontada por um paciente que veio a óbito, Gilberto explicou que todas as denúncias são analisadas pela Vigilância Sanitária do Governo do Estado e também dos municípios.

“Todo hospital tem uma comissão de óbito, que analisa cada óbito que ocorre. Se houve negligência ou não. Então, se ela registrou oficialmente essa ocorrência nos órgãos de controle, muito provavelmente vai chegar uma demanda para que a gente possa fiscalizar”.

Denúncia

A
técnica de enfermagem Amanda Delmondes Benício, que trabalhava no Hospital São Judas Tadeu, em Cuiabá, procurou a Polícia Civil na manhã de hoje para denunciar que o hospital estaria sendo negligente no tratamento de pacientes. A situação teria levado um paciente, major da PM, a óbito.

Nota do hospital

O Hospital São Judas Tadeu, por meio de nota enviada à imprensa, nega veementemente a denúncia de condutas supostamente promovidas em desfavor da saúde dos pacientes.

"As acusações espúrias foram proferidas por uma funcionária que trabalhou 50 dias na Instituição, e foi demitida na semana passada justamente por práticas dissonantes com as exigidas pelo Hospital e, por isso, utiliza-se dessa pauta com cunho de promover retaliação e vingança", diz trecho da nota.

"É evidente que as afirmações são desprovidas de qualquer fundamento e principalmente provas. Diante da gravidade, o Hospital está empenhado na adoação das medidas cíveis e criminais cabíveis em face da profissional e isso será a maior resposta que poderemos dar a população. De qualquer forma, reforçamos que o Hospital São Judas Tadeu é uma Instituição séria e respeitada, com histórico de excelência em serviços prestados à população cuiabana há mais de 35 anos", segue o pronunciamento.

Por fim, o hospital garante que sempre atuou com profissionais sérios e comprometidos com a ética e o bem estar dos pacientes e assim permaneceremos nossa caminhada.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet