Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
06:51:26
informe o texto

Notícias / Polícia

20/04/2021 às 16:22

Polícia investiga denúncia de idosos deixados sob o sol antes de vacinação em Cuiabá

Delegacia do Idoso diz ter constatado a veracidade das informações. Secretaria Municipal de Saúde nega e alega mal entendido

Eduarda Fernandes

Polícia investiga denúncia de idosos deixados sob o sol antes de vacinação em Cuiabá

Foto: PJC-MT

A Polícia Civil recebeu denúncia relatando condições precárias de atendimento a idosos que compareceram para vacinação contra a covid-19 no Sesc Balneário, em Cuiabá. Segundo as informações, não era permitida a entrada de veículos no local e os idosos tinham que ficar esperando em uma fila, sob o sol, do lado de fora, para então embarcarem em um ônibus em que eram levados para triagem. A denúncia aponta que os idosos iam em pé e aglomerados dentro do ônibus, que transportava cerca de 30 pessoas por vez.

Conforme a Civil, após a triagem, os idosos tinham que novamente embarcar no mesmo ônibus para depois serem levados para o local em que era aplicada a vacina. Os investigadores da Delegacia do Idoso estiveram no local e constataram a veracidade das informações, assim como o descontentamento e indignação das pessoas presentes. A Delegacia Especializada de Delitos Contra a Pessoa Idosa (DEDCPI) abrirá um Auto de Investigação de Preliminar (AIP) para apurar o caso.

Leia também - Vídeo | Empresários do setor de fretamento de ônibus protestam em Cuiabá

As pessoas com agendamento para a vacinação acreditavam que a vacina seria aplicada no sistema de “Drive-thru”, porém ao chegarem ao local não puderam nem entrar com o veículo, havendo apenas a possibilidade de ser conduzido no ônibus junto a terceiros.

O delegado da DEDCPI, Vitor Chab Domingues, disse que abrirá o procedimento para averiguar os fatos e já comunicou o Conselho Municipal do Idoso, assim como também oficiará 34ª Promotoria Civil do Idoso e as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.


“Em relação aos agentes de saúde que aplicaram as vacinas não há reclamações, as vítimas ressaltaram que eles foram bastante educados e atenciosos. As condições que serão apuradas são em relação ao momento anterior, que os idosos tiveram que enfrentar até o momento em que finalmente fossem vacinados”, disse o delegado.

Outro lado

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) informa que:

- Não procede a informação de que as pessoas somente possam entrar nos dois micro-ônibus disponibilizados no local, para atender quem chega a pé. Quem tem veículo próprio entra normalmente e estaciona dentro do SESC Balneário. 

- É urgente que se esclareça que houve foi um mal-entendido de uma pessoa que, na manhã desta terça-feira (20), chegou de carro e viu a fila de pessoas que aguardavam para entrar de micro-ônibus e concluiu que somente poderia entrar de transporte coletivo e, sem ao menos verificar a situação, telefonou para a Polícia Civil. 

- Os policiais civis estiveram no local nesta terça-feira e conversaram com a coordenadora, que explicou que quem tem veículo próprio pode entrar e estacionar sem problemas e que os micro-ônibus são para atendimento de quem chega a pé.

- Como descrito em texto da assessoria da Polícia Civil, os policiais conversaram com idosos, que teceram diversos elogios à campanha de vacinação. 

- Em relação às pessoas que reclamaram de terem pensado que o local contaria com drive-thru de vacinação, a SMS destaca que essa informação nunca foi divulgada pela Comunicação da Prefeitura de Cuiabá. 

- Válido esclarecer que a  SMS informa que os aplicadores da vacina são técnicos de enfermagem e que os agentes comunitários de saúde atuam apenas no acolhimento dos idosos. 

- Por fim, a SMS destaca que vem trabalhando com seriedade, transparência e humanização na campanha Vacina Cuiabá, com o objetivo único de livrar a população cuiabana da covid-19.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet