Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
01:18:44
informe o texto

Notícias / Polícia

29/04/2021 às 19:38

Abatedouro clandestino de aves em Várzea Grande é fechado

No local foram encontradas 1.200 aves para abate e outras 166 já abatidas

Angélica Callejas

Abatedouro clandestino de aves em Várzea Grande é fechado

Foto: PJC-MT

Um abatedouro clandestino de aves, que funcionava no bairro Capão Grande, em Várzea Grande, foi fechado nessa quarta-feira (28) por equipes da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (DEMA) e do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) de Mato Grosso. O proprietário do local foi preso em flagrante pela Polícia Civil.

A DEMA recebeu uma denúncia de que um local para abate de aves estava em funcionamento na localidade e operava sem nenhum documento emitido pelos órgãos sanitários, como licença ou serviço de inspeção para a atividade.

De acordo com a delegada Liliane Murata Costa, no local foram encontradas 166 aves abatidas e 1.200 aves para abate. Todas foram entregues ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado para a destinação pertinente. A delegada requisitou perícia da Politec no local para coletar material referente aos crimes ambientais de poluição e maus tratos.

O proprietário do abate clandestino foi autuado em flagrante por diversos crimes previstos na legislação ambiental e de defesa do consumidor. Ele responderá por causar poluição ambiental, com lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos; atuar sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais; vender, ter em depósito para vender ou expor à venda matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo; fornecedores de bens de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade que os tornem impróprios ao consumo.

O suspeito foi encaminhado nesta quinta-feira para apresentação em audiência de custódia do Poder Judiciário.

A delegada da DEMA esclarece que a falta de serviço de inspeção sanitária em locais que atuam com abate causa inúmeras doenças infectocontagiosas, entre elas a doença de Newcastle, que se dissemina rapidamente e atinge aves comerciais, silvestres e domésticas, com sinais respiratórios seguidos por manifestações nervosas e por diarreia e edema da cabeça.

O vírus da Newcastle está presente no ar expirado pelas aves, em fezes, ovos das aves doentes e em toda a carcaça da ave. A transmissão se dá por meio da ingestão de água e alimentos contaminados.
PCJ-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet