Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
19:56:13
informe o texto

Notícias / Geral

12/05/2021 às 07:00

​Grupo de 50 a 54 anos com comorbidades será vacinado a partir desta quarta

As pessoas devem olhar seus cadastros no período noturno para verificar se a agenda está disponível

Leiagora

​Grupo de 50 a 54 anos com comorbidades será vacinado a partir desta quarta

Foto: Davi Valle

Pessoas de 50 a 54 anos com comorbidades que já estão cadastradas no site começarão a ser vacinadas a partir desta quarta-feira (12), em Cuiabá.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) decidiu antecipar este grupo prioritário devido ao baixo número de cadastramentos do grupo de 55 a 59 anos com comorbidades no sistema.

De acordo com o diretor de TI da SMS, Gilmar Cardoso a quantidade de pessoas de 55 a 59 anos que se cadastraram no site está muito abaixo do esperado e, caso não diminua a faixa etária para comorbidades, muitas vagas para vacinação ficarão ociosas.

“Temos cinco pontos de vacinação em Cuiabá, e uma capacidade para vacinar entre 4 e 5 mil pessoas por dia, mas a procura está baixa. Por isso vamos abrir a agenda para acelerarmos a imunização”, disse Cardoso.

Outro motivo desta antecipação é a vacina da Pfizer, que tem características peculiares e precisa ser aplicada de maneira mais rápida.

“As doses estão guardadas a -20 graus e podem ficar até 14 dias nessa temperatura. Após sair do freezer, ela pode ficar guardada entre 2 e 8 graus durante 5 dias. Estamos buscando diariamente apenas as doses para aplicação para cada dia, para evitar a perda das vacinas. Precisamos usar cada remessa da Pfizer em até 14 dias, por isso foi preciso ampliar o grupo prioritário neste momento”, explicou a coordenadora da campanha de vacinação, Valéria de Oliveira.

As pessoas que se cadastraram no site e que fazem parte dos grupos contemplados (50 a 59 com comorbidades, gestantes e puérperas a partir de 18 anos, Síndrome de Down a partir de 18 anos e pessoas com deficiências permanentes a partir de 50 anos) devem entrar no site da vacinação no período noturno e consultar o cadastro para verificar se a agenda está disponível.

No dia da vacinação a pessoa deve levar impresso o QR Code do agendamento, juntamente com o laudo impresso ou a declaração de comorbidades assinada e carimbada pelo médico, pois estes documentos serão retidos no registro. É necessário levar um documento com foto e o comprovante de endereço em Cuiabá.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet