Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
09:29:45
informe o texto

Notícias / Geral

17/05/2021 às 15:39

Ocupação irregular de áreas da Amazônia Legal cresceu 56%

Áreas são geralmente desmatadas por grileiros, que vendem a terra como se não fosse protegida por lei. Questionado, governo ainda não respondeu sobre o aumento na ocupação irregular.

Por G1

Ocupação irregular de áreas da Amazônia Legal cresceu 56%

Foto: Agência Brasil

Nos dois primeiros anos do governo Jair Bolsonaro a ocupação irregular de áreas da Amazônia Legal cresceu 56%. É o que mostra um levantamento feito pelo Instituto Socioambiental (ISA).

Ao final de 2020, eram 10,6 milhões hectares de terras ocupadas irregularmente - uma área maior que todo o estado de Pernambuco, tudo isso dentro de áreas do governo federal (unidades de conservação, áreas de proteção ambiental e terras indígenas).

São áreas invadidas e desmatadas por grileiros. Depois de limparem a terra, os grileiros vendem a suposta propriedade para pessoas que, nem sempre, sabem que se trata de área protegida por lei. Os dados foram revelados pelo jornal “O Globo”.

Entre 2018 e 2020, os registros de áreas irregulares em unidades de conservação federais de uso sustentável, que permite a exploração parcial de recursos, cresceram 274%. Passou de um total de 1,7 milhão de hectares para mais de 6 milhões de hectares ocupados.

As unidades de conservação federais de proteção integral, que não permitem a interferência humana, registraram um aumento de 54% na ocupação irregular. Nas áreas de proteção ambiental a ocupação irregular cresceu 46% e nas terras indígenas 31%.

Essas terras geralmente são registradas no cadastro ambiental rural, de responsabilidade dos órgãos ambientais de cada estado. É uma simples autodeclaração, com a extensão e a localização do terreno. O registro está previsto no código florestal, mas tem que ser avaliado pelos órgãos estaduais. É nessa etapa que fica o gargalo.

Sem recursos ou fiscalização suficiente, esse trabalho está atrasado, o que facilita a vida de grileiros, que usam o cadastro como uma espécie de validação, um documento que supostamente regulariza a propriedade. Resultado: o número de terras invadidas e desmatadas só aumenta.

O instituto socioambiental defende a suspensão e a anulação de todos os registros do cadastro ambiental rural (CAR), localizados em áreas protegidas.

Antônio Oviedo, assessor do instituto, diz que a ocupação irregular da Amazônia Legal tem consequências graves para o meio ambiente.

“Eles estão aumentando um pouco pelo o que nós conversamos. Existe um discurso e um estímulo, por uma agenda antiambiental, a qual tem estimulado processos de grilagem e ocupação irregular de terras publicas da união regularizadas, como por exemplo as áreas protegidas”, disse Antônio.

“Esse tipo de ocupação irregular causa degradação ambiental, aumento nos índices de desmatamento e conflitos de terra, uma vez que as pops tradicionais, povos indígenas, que moram nessas áreas, acabam sendo impedidos de forma violenta, muitas vezes, de poderem ocupar e desenvolver suas atividades produtivas de forma sustentável”.

Questionado, o governo ainda não respondeu sobre o aumento das ocupações irregulares.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet