Cuiabá, sábado, 27/04/2024
02:35:20
informe o texto

Notícias / Geral

21/05/2021 às 10:29

Fiocruz entrega 5,3 milhões de doses à Saúde nesta sexta

A produção do imunizante está suspensa e deve ser retomada na segunda-feira (25/5), após a chegada de insumos da China

Metrópoles

Fiocruz entrega 5,3 milhões de doses à Saúde nesta sexta

Foto: Reuters/Sergio Perez/Direitos Reservados

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entrega, nesta sexta-feira (21/5), 5,3 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca ao Plano Nacional de Imunização (PNI). O Ministério da Saúde ainda não detalhou como será a distribuição das unidades para cada estado.

Com a remessa, o laboratório ultrapassa a marca de 40 milhões de doses entregues. Do total, 36,2 milhões foram produzidas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). As outras 4 milhões foram importadas da Índia.

Desde quinta-feira (20/5), a produção de vacinas no laboratório está suspensa devido à falta de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), insumo necessário para a fabricação de vacinas. A matéria-prima, importada da China, deve chegar ao Brasil no próximo sábado (22/5) e a produção do imunizante deve ser retomada na segunda-feira (25/5), segundo a Fiocruz.

De acordo com o laboratório, não há previsão de que a interrupção atrase a entrega futura de vacinas. “Caso haja impacto, isso será avaliado e comunicado mais à frente. O cronograma de entregas permanece semanal, sempre às sextas-feiras, conforme pactuado com o Ministério da Saúde, seguindo a logística de distribuição definida pela pasta”, informou a instituição, em nota.

IFA nacional

Na quinta-feira (20/5), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a assinatura do contrato de transferência de tecnologia com a AstraZeneca deve ser assinado na semana que vem. Após o acordo, a Fiocruz iniciará a produção de IFA em suas instalações. Quando a matéria-prima 100% nacional ficar pronta, o laboratório não precisará importar insumo da China para fabricar imunizantes.

“Na próxima semana vamos assinar o acordo de transferência de tecnologia para a produção da vacina da Fiocruz com absoluta autonomia para o nosso país. É uma garantia do nosso país em produzir vacinas”, afirmou o titular da Saúde.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou, no dia 29 de abril, uma vistoria nas instalações onde o IFA nacional será produzido. A certificação das condições técnico-operacionais do laboratório Bio-Manguinhos/Fiocruz foi concedida.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet