Cuiabá, sábado, 27/04/2024
03:45:34
informe o texto

Notícias / Geral

21/05/2021 às 17:21

Cartilha educativa: 'Não Exposição de Crianças e Adolescentes nos Semáforos'

Elaborada pela Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande, a cartilha visa proteger as crianças de exposição

Leiagora

Cartilha educativa: 'Não Exposição de Crianças e Adolescentes nos Semáforos'

Foto: Assessoria / MPMT

A Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande publicou uma cartilha educativa para imigrantes, com o título "Não Exposição de Crianças e Adolescentes nos Semáforos".

A cartilha foi idealizada com o intuito de coibir a exposição de crianças e adolescentes, com finalidade de sensibilizar a população, para angariar recursos. Vale lembrar que a cartilha se pautou na legislação brasileira, tendo como base o artigo da Constituição Federal Brasileira:

“Art. 227  É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”

Ainda, temos como base os artigos 04, 05, 17 e 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente, e normativas do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes. Neste sentido, é importante frisar que, nosso trabalho é direcionado de acordo com a legislação e em parceria com o sistema de justiça, garantindo a proteção Integral de nossas crianças e adolescentes.

As crianças e adolescentes expostas, passam por diversos  constrangimento e podem desenvolver sequelas que levarão por toda vida, assim, a nossa cartilha ressalta algumas dessas consequências:

1° Risco eminente a acidentes no trânsito – as crianças estão mais vulneráveis, pois possuem visão periférica menor que do adulto,  o tornando mais suscetível a diversas formas de acidentes;

2° depressão infanto juvenil, pois são impedidos de desfrutar da vida como criança, brincando e estudando, assim desfrutando de sua alegria natural da infância;

3° Perca auditiva, pois as crianças são mais sensíveis a barulhos e ruídos;

4° Desidratação e queda da imunidade,  pois as crianças e adolescentes produzem mais calor que o adulto, assim os mesmo ficam mais suscetíveis a doenças;

5° a exposição ao calor e ao barulho,  podem provocar diversas reações como taquicardia, estresse, dores de cabeça, irritabilidade, entre outras.

Sendo assim, mais do que cumprir a legislação, estamos zelando pela vida dessas crianças e adolescentes.

Porém, se faz importante ressaltar que os adultos em nenhum momento estão proibidos ou impedidos de ficarem nos semáforos e em outros lugares da cidade, pois os mesmos são responsáveis por suas ações.  Contudo no que concerne à criança e adolescentes, seguiremos as recomendações e normativas vigentes em nosso país. 

A Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande, preocupa-se com a garantia de direitos de todos os cidadãos que necessitam de nossos serviços, independente de nacionalidade.

Em consonância com a Cartilha, lançamos também o projeto Emprego Solidário em parceria com o Sistema S, Fecomércio e CDL, o qual busca inserção produtiva dos Imigrantes no mercado de trabalho, diminuindo as mazelas sociais para a essa população.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Adria 22/05/2021 às 00:00

    Até q enfim o poder púbico fez alguma coisa nesse sentido! Parabéns VG pela iniciativa!

 
Sitevip Internet