Imprimir

Imprimir Notícia

13/07/2021 às 08:15

Todos os presos de Cuiabá devem ser vacinados até o fim de semana

Eduarda Fernandes

A Penitenciária Central do Estado (PCE) iniciou a vacinação dos presos contra a covid-19 nessa segunda-feira (12). Até quarta-feira (14), todos 2,4 mil presos devem ser imunizados. A vacinação da população carcerária das quatro unidades prisionais da capital deve ser concluída até o dia 15 de julho.
 
Na semana passada, cerca de 3,5 mil doses e insumos para vacinação foram entregues pela Prefeitura de Cuiabá para a Administração Penitenciária da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). Ficou acordado em uma reunião realizada no dia 5 de julho, que a equipe de saúde do sistema penitenciário realizaria as vacinações.

Leia também - Justiça manda Kalil imunizar detentos
 
Todos os presos do Centro de Custódia da Capital (CCC) já foram vacinados. Ainda na semana passada foi dado início à vacinação no Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), antigo presídio do Carumbé. Agora é a vez da PCE e a Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto.
 
Em maio, todos os presos idosos foram vacinados. A população carcerária é considerada grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.
 
Várzea Grande
 
Nessa segunda-feira (12), o juiz da 3ª Vara da Especializada da Fazenda Pública, Wladys Roberto Freire do Amaral, obrigou o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB) a priorizar os presos na vacinação antes dos grupos prioritários.
 
A cidade industrial já está vacinando pessoas de 35 a 59 anos sem comorbidade e abriu o pré-cadastro para vacinar as pessoas 30 a 34 anos sem comorbidade. 
 
 Imprimir