Imprimir

Imprimir Notícia

22/10/2021 às 08:21 | Atualizada: 22/10/2021 às 08:32

Riva e Silval serão ouvidos na Justiça sobre compra de vaga no TCE

Denise Soares

O ex-governador Silval Barbosa e o ex-deputado estadual José Geraldo Riva devem ser ouvidos na próxima sexta-feira (29) no processo que apura a suposta compra de uma vaga no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) pelo conselheiro Sérgio Ricardo Almeida.

Os políticos vão depor na condição de colaboradores e a audiência será de forma virtual, a partir de 9h, com o juiz Bruno D’Oliveira, da Vara de Ação Civil Pública e Ação Popular.

Apesar de eles também terem participado da negociação que culminou na compra de uma cadeira no Tribunal de Contas pelo valor de R$ 12 milhões, eles firmaram um acordo de delação e serão ouvidos como colaboradores.

As negociações em torno da compra da vaga teriam iniciado no ano de 2009, época em que Blairo Maggi respondia pelo Governo do estado. O principal beneficiário do esquema teria sido Sérgio Ricardo, que em 2012 assumiu uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas.

As investigações apontaram que houve um esquema fraudulento envolvendo conselheiros, deputados estaduais, secretário de Fazenda e governadores.

Sérgio Ricardo estava afastado das funções por determinação da Justiça, justamente por suspeita de envolvimento neste esquema.

O conselheiro foi denunciado pela prática de corrupção ativa e por lavagem de dinheiro. O fato passou a ser investigado por meio da Operação Ararath no ano de 2014.

No entanto, após mais de quatro anos, o conselheiro Sergio Ricardo foi autorizado a reassumir o seu posto no TCE.

A decisão foi proferida na tarde desta quinta-feira (21), pelo ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
 
 Imprimir