Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
02:32:05
informe o texto

Notícias / Judiciário

21/10/2021 às 20:26

Ministro autoriza retorno de Sérgio Ricardo ao TCE

Magistrado acolheu pedido da defesa do conselheiro, que estava fora do cargo desde janeiro de 2017

Kamila Arruda

Ministro autoriza retorno de Sérgio Ricardo ao TCE

Foto: TCE-MT

Após mais de quatro anos, o conselheiro Sergio Ricardo foi autorizado a reassumir o seu posto no Tribunal de Contas do Estado (TCE). A decisão foi proferida na tarde desta quinta-feira (21), pelo ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O magistrado acolheu a representação apresentada pela defesa do integrante da Corte de Contas, que havia sido afastado de suas funções em janeiro de 2017. 

Ele é o último conselheiro a retornar ao Tribunal. No total, cinco estavam afastados devido a decisões judiciais. Os demais retornaram ao cargo no decorrer deste ano.

“Ante o exposto, defiro o pedido de liminar de efeito suspensivo ao recurso especial, com fundamento no art 288, §2º, do RISTJ, para suspender os efeitos do acórdão proferido pela 2ª Câmara de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso”, diz trecho da decisão do ministro.

Sérgio Ricardo é acusado de participar de um esquema que resultou na compra de uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas. 

Conforme a ação, em 2009, quando era deputado estadual, ele teria pago R$ 4 milhões ao então conselheiro Alencar Soares Filho para ocupar sua cadeira no TCE. 

Para descaracterizar o ato ilícito, Alencar teria devolvido a mesma quantia a Ricardo, dinheiro oriundo de uma factoring, com apoio intermediação do ex-secretário Eder Moraes durante o governo Maggi (2003-2009). 

O conselheiro também chegou a ser afastado do cargo devido a delação premiada do ex-governador Silval Barbosa. Essa questão, contudo, ele conseguiu reverter no início do ano.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet