Imprimir

Imprimir Notícia

25/05/2022 às 13:10

Ilha da Banana será escondida com tapumes estilizados

Débora Siqueira

Abandonada desde as obras da Copa do Mundo de 2014, que nunca foram concluídas, a Prefeitura de Cuiabá vai esconder a Ilha da Banana, na Avenida Coronel Escolástico, situada entre o Morro da Luz e a Igreja do Rosário e São Benedito. O local será fechado com tapumes estilizados em referência à cultura cuiabana.
 
Foi realizada uma reunião na prefeitura para buscar uma solução para desinterditar a Igreja do Rosário e de São Benedito, fechada pela Defesa Civil na segunda-feira (23).

Leia também - Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é interditada após inspeção
 
Segundo a Prefeitura de Cuiabá, são necessários cerca de R$ 5 milhões para reerguer a igreja. "Falamos com o deputado federal Emanuelzinho e vamos conversar com o senador Jayme Campos e buscar emendas para realizar a obra. A Defesa Civil não está errada em interditar, mas temos que agir rápido, pois é a história e a memória da cidade”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
 
Por meio de registro de ocorrência 077/05/2022, no dia 10 de maio, a Defesa Civil de Cuiabá esteve na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito a pedido da administração da paróquia.
 
No local, foram detectados problemas estruturais de risco médio, como fissuras nas paredes, destacamento do forro de madeira, infiltrações, afundamento do piso de madeira, deterioração da madeira por ataque de cupins, entre outros problemas, cujo relatório recomenda a interdição para que seja realizados reparos necessários para abrigar os fiéis com segurança.
 
A Secretaria de Ordem Pública encaminhou o laudo final sinalizando todas avarias apresentadas pela edificação para a administração da igreja e também ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por se tratar de patrimônio Tombado, recomendando que fossem tomadas as devidas providências.
 
 Imprimir