Imprimir

Imprimir Notícia

24/12/2022 às 11:51 | Atualizada: 24/12/2022 às 12:06

Fávaro deve ser confirmado como Ministro da Agricultura

Paulo Henrique Fanaia

O senador Carlos Fávaro (PSD) foi escolhido para assumir o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com a matéria veiculada no Estadão, a informação foi confirmada com exclusividade por membros da cúpula do governo petista. A matéria ainda diz que há a possibilidade de que Neri Geller (PP) seja escolhido como secretário-executivo da pasta.
 
O Leiagora entrou em contato com o senador em dois telefones diferentes, porém as ligações não foram atendidas. Em contato direto com a assessoria de Carlos Fávaro, foi informado que até o momento não há nenhuma confirmação e que o anúncio oficial ocorrerá somente na próxima terça-feira (27).
 
Embora tudo ainda esteja no campo das suposições e projeções, tudo indica que o caminho de Fávaro ao Mapa está pavimentado, pois o maior entrave do senador era a primeira suplente Margareth Buzetti (PSD). A posição política da empresária não era vista com bons olhos na alta cúpula do PT, haja vista que ela fez campanha em favor de Jair Bolsonaro (PL) no primeiro e segundo turno das eleições presidenciais, chegando ao ponto de fazer críticas duras a Lula.
 
Outro ponto era, se Fávaro fosse realmente confirmado como ministro, o PSD iria perder a cadeira no Senado, pois Buzetti e José Lacerda, segundo suplente de Fávaro, não eram filiados ao partido. Na semana passada, Buzetti chegou a condicionar sua filiação no PSD somente se Fávaro fosse confirmado como ministro: “Se ele [Fávaro] se tornar ministro, se ele for indicado, eu vou para o PSD, porque foi o combinado com o Gilberto Kassab”, afirmou a suplente.
 
Acontece que na tarde dessa quinta-feira, tanto Buzetti, quanto José Lacerda se filiaram no PSD de Mato Grosso.
 
Quem também tem informações de que Fávaro pode vir a ser confirmado como chefe do Mapa é o senador Jayme Campos (União). Na tarde dessa quarta-feira (21), Jayme conversou com a imprensa e disse que todas as conversas ainda são especulações, mas tudo leva a crer que Carlos Fávaro será indicado por Lula nos próximos dias.

“Pelas informações que eu tenho é que ele [Fávaro] pode ser o novo ministro do governo Lula. É óbvio que isso só vai ser materializado por anúncio oficial na quinta (22) ou na sexta (23)”, disse Campos.
 
Na manhã de quinta, o presidente eleito Lula anunciou 16 nomes que irão comandar os ministérios durante os quatro anos do governo petista. Acontece que nesta lista não havia a indicação para o Mapa. Portanto, a definição do nome de Fávaro segue sendo um suspense, mas tudo indica que isso pode realmente acontecer.
 
 Imprimir