Imprimir

Imprimir Notícia

24/05/2023 às 09:45

Em Brasília, Mauro deve debater reforma tributária com governadores: 'muito perigosa para MT'

Da redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Jardel P. Arruda

O governador Mauro Mendes (União) deve se reunir nesta quarta-feira (24) com diversos chefes do Executivo de estados brasileiros para discutir a proposta de reforma tributária encaminhada pelo governo Federal ao Congresso Nacional. Crítico ao projeto de reforma, Mauro levará para Brasília suas reivindicações e já adianta que o estado pode ser muito prejudicado se a reforma for aprovada no âmbito nacional.

Em conversa rápida com a imprensa na noite dessa terça (23), o governador disse que “Mato Grosso pode ser muito prejudicado com a proposta que está na mesa. O estado pode se desindustrializar e Mato Grosso perder arrecadação. Estamos numa zona de risco grande”.
 
Discutida há décadas e muito aguardada pelo setor produtivo, a reforma tributária é tida como uma das prioridades do governo do presidente Lula (PT) e a ideia é mexer justamente nos impostos relacionados ao consumo, alterar a forma como são cobrados os impostos sobre produtos e serviços.
 
Neste primeiro momento, são discutidas mudanças em tributos como ICMS (estadual), PIS/Cofins e IPI (federais) e o ISS municipal. Eles seriam substituídos por um Imposto Sobre Valor Agregado (IVA), como ocorre em grande parte das economias desenvolvidas.
 
Além de Mauro, quem também tem demonstrado preocupação quanto ao tema é o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, que afirma que o impacto maior ocorrerá na arrecadação do estado, que tem no ICMS uma de suas principais fontes de renda. 
 
 Imprimir