Imprimir

Imprimir Notícia

03/06/2023 às 14:01

Representante dos pescadores garante que vai à Justiça tentar derrubar PL da Pesca

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Gabriella Arantes

A presidente da Associação do Segmento da Pesca de Mato Grosso, Nilma Silva, afirma que vai recorrer ao Judiciário para anular a votação do projeto de lei que trata sobre a proibição de transporte, comercialização e armazenamento de peixes nos rios de Mato Grosso por cinco anos.

A matéria foi aprovada em primeira votação na manhã dessa sexta-feira (2), o que deixou a representante da categoria revoltada. “Nós vamos entrar na Justiça, porque no projeto existem milhares de falhas, existe inconstitucionalidade formal, vício formal, vício material. O projeto não tem estrutura nenhuma. Eles não conseguem nem seguir o plano do relatório, que é feito por um zootecnista, que vive de fazer palestrinha para a cota zero, para a pesca esportiva”, disse.

Nilma ainda classifica o projeto como “tendencioso”, e afirma que foi mal elaborado pelo governo do Estado. Segundo ela, a intenção do Executivo com essa propositura é garantir a construção de novas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).

“O intuito disso tudo é construir usinas. Desde 2019, eu grito nessa Casa [de Leis]. A única coisa que segurou as usinas foi a segurança alimentar de 60 mil famílias. Se tirarem os pescadores, não tem mais nenhum empecilho e teremos 163 usinas”, disse.

Nilma também não poupou criticas aos deputados estaduais que aprovaram a propositura. “Nós estamos mal servidos de políticos, isso é uma vergonha”, finalizou.
 
 Imprimir