Imprimir

Imprimir Notícia

08/08/2023 às 17:54

‘Estou cansado dessa ladainha’, diz Mauro Mendes sobre o Parque de Chapada

Paulo Henrique Fanaia

O governador Mauro Mendes (União) está ficando cansado de tanto insistir que o Governo Federal transfira de vez a administração do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães para as mãos do governo estadual de Mato Grosso. Na manhã de segunda-feira (7), Mauro afirmou que deve fazer mais uma viagem a Brasília ainda esta semana para tentar falar mais uma vez com o ministro da Casa Civil Rui Costa e repetir a demanda.
 
“Falei com o ministro Rui Costa e essa semana posso retornar para Brasília ou vamos aportar um documento para ele externalizando mais uma vez esse pedido [de estadualização do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães]. Já falei com vários ministros, com o próprio presidente Lula e já tá até chato, porque é um absurdo você pedir o serviço dos outros para você fazer e ficar demorando tanto tempo assim”, reclamou o governador.
 
No início de julho deste ano, por unanimidade, o Tribunal de Contas da União (TCU) acolheu os apontamentos feitos pelo Governo do Estado, através da MTPar, e anulou a licitação do processo de concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.
 
Os ministros seguiram o entendimento do relator do processo, ministro Vital do Rêgo, e a licitação retornou à estaca zero. Ou seja, o edital terá que ser publicado novamente, com as alterações necessárias, dentro de um prazo de 15 dias, contados a partir da publicação do acórdão do julgamento.

Neste meio tempo, o governo do estado tenta convencer o Governo Federal de conceder a estadualização do parque, ou seja, fazer com que, sem licitação, o governo estadual possa administrar o local.
 
Embora o governador Mauro Mendes e sua equipe estejam empenhados nas visitas a Brasília para debater o tema, o chefe de Executivo estadual anda irritado com a demora na concessão e diz que “estou até um pouco cansado dessa ladainha”.
 
De acordo com o governador, ele já mostrou ao Governo Federal todos os argumentos favoráveis desta estadualização e espera que, assim como aconteceu com a BR-163 e com a BR-174, a administração seja finalmente transferida ao governo de Mato Grosso.
 
“Eu estou indo lá [em Brasília] e digo: ‘olha, você tem uma obrigação e despesas. Transfere pra mim, me dá seu problema pra eu cuidar’. Igual como fizemos com a BR-163 que já está com obras, foi assim com a BR-174 que também era do Governo Federal e já estamos licitando. Temos credibilidade para fazer esse pleito porque aquilo que falamos com o Governo Federal nós cumprimos”, finalizou Mauro Mendes. 
 
 Imprimir