Imprimir

Imprimir Notícia

30/08/2023 às 13:05 | Atualizada: 30/08/2023 às 13:47

Queremos trazer o Stopa para o MDB, diz Emanuelzinho ao defender candidatura em Cuiabá

Da Redação - Renan Marcel/ De Brasília - Jardel P. Arruda

O deputado federal Emanuelzinho defende que o seu partido, o MDB, tenha candidatura própria em Cuiabá nas eleições municipais de 2024 para tentar garantir a sucessão do prefeito Emanuel Pinheiro, do mesmo partido.  Segundo ele, a pauta será levada às próximas reuniões da sigla, que acabou de eleger a nova diretoria estadual. 

Assim como o pai, Emanuelzinho não esconde a predileção pelo vice-prefeito José Roberto Stopa, do PV, que já teria recebido convite para migrar para o MDB. "Já foi vereador, foi secretário em diversas gestões, é forte no movimento comunitário, um cara de fácil trânsito, fácil diálogo. Vejo como grande prefeito de Cuiabá, conhece todos os bairros da cidade. Mas vai depender de grupo político forte", afirma. "Queremos trazer ele para o MDB", completa. 

O posicionamento do parlamentar, que é segundo vice-presidente do MDB, contraria a opinião da secretária-geral, deputada estadual Janaina Riva, que não vê a candidatura própria como prioridade neste momento e defende a reconstrução do partido. Apesar das divergências, ambos fazem a autocrítica de que o MDB deve ter um planejamento para não se tornar "barriga de aluguel eleitoral". 

"Antes do prefeito Emanuel Pinheiro o MDB há muitos anos não fazia o prefeito da Capital. E só fez porque o Emanuel Pinheiro ia ser candidato a presidente da Assembleia e mudou do PR para o MDB, como as circunstâncias mudaram ele venceu a eleição pelo MDB. Mas não houve uma construção do MDB para uma candidatura e isso por falta de projeto. MDB tem que ter uma identidade que possa chamar a atenção das pessoas para aquele projeto de cidade", defendeu, em entrevista concedida em seu gabinete em Brasília. 

"Hoje existe uma briga interna que não tem nada a ver com projeto para Cuiabá, tem a ver com personalidades políticas. E é isso que eu critico muito. Nas próximas reuniões do partido, já conversei com a deputada Janaina, que me cobrou mais presença, vou colocar isso na mesa para que a gente possa ter um candidato próprio do MDB. A gente ocupou esse espaço em 2016, em 2020, numa eleição hercúlea, e temos que colocar os problemas para trás e construir um partido unificado daqui pra frente, com uma candidatura própria", completou. 
 
 Imprimir