Imprimir

Imprimir Notícia

06/09/2023 às 15:51 | Atualizada: 06/09/2023 às 15:53

Cattani é punido com censura pela Comissão de Ética da AL

Luíza Vieira

Por 3 votos a 2, os deputados membros da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa decidiram historicamente pela censura ao deputado Gilberto Cattani (PL), como forma de punição ao episódio em que comparou mulheres às vacas.

A decisão foi tomada em reunião realizada no início da tarde desta quarta-feira (6) e deve ser publicada esta semana em Diário Oficial. Ainda na sessão desta quarta, os deputados decidiram pela manutenção do sigilo dos votos. 

Na prática, a censura funciona como um repúdio às referidas atitudes do parlamentar. Ao longo do processo de apuração do caso em questão, foi cogitada até a possibilidade de que o parlamentar recebesse uma punição como a suspensão do mandato. Todavia, a decisão foi mais branda, o que já havia sido previsto e criticado.

Compõem a Comissão os deputados Janaina Riva (presidente), Max Russi (corregedor), Diego Guimarães (membro), Júlio Campos (membro) e Elizeu Nascimento (membro). 

Outras polêmicas

Nesta semana, o deputado viu o título de cidadão cuiabano concedido pela Câmara de Vereadores ficar diante de uma iminente revogação, que deve ser concluída na próxima semana.

Além disso, Cattani foi alvo de uma denúncia da vereadora Maysa Leão (Republicanos), por causa de um vídeo em que ambos discutem sobre a castração de estupradores. A vereadora o acusa de manipular a gravação e praticar violência política.
 
 Imprimir