Cuiabá, domingo, 05/05/2024
20:40:31
informe o texto

Notícias / Política

05/09/2023 às 12:51

MULHERES E VACAS

Com 21 votos, Câmara aprova revogação de título de cidadão cuiabano de Gilberto Cattani

Pesou contra o parlamentar a recente polêmica com a vereadora Maysa Leão, que vem sendo ameaçada em postagem do deputado

Renan Marcel

Com 21 votos, Câmara aprova revogação de título de cidadão cuiabano de Gilberto Cattani

Foto: Reprodução

A Câmara de Cuiabá aprovou na sessão desta terça-feira (5) o parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação ao decreto legislativo que revoga a concessão do título de cidadão cuiabano para o deputado estadual Gilberto Cattani (PL). Foram 21 votos a favor do parecer. Votaram contra os vereadores Kero Kero (Podemos), Adevair Cabral (PTB) e Dr. Luiz Fernando (Republicanos). 

Proposta pelo vereador Luis Cláudio (PP), a ''desomenagem'' ocorre por conta do processo disciplinar contra o parlamentar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, no qual Cattani é investigado por quebra de decoro ao comparar mulheres a vacas e depois pedir desculpas às vacas. A homenagem, por sua vez, havia sido aprovada em 2021 pelo Legislativo municipal,  após indicação de Kero Kero, que se posicionou nesta terça contra a retirada do título por causa de "questões ideológicas".  

Pesou ainda mais contra o deputado a mais recente polêmica envolvendo seu nome. Dessa vez, com a vereadora Maysa Leão (Republicanos), que revelou ameaças na internet a ela e à sua família, por conta de um vídeo postado por Cattani em que ambos discutem sobre a castração química e física de estupradores.

"Este cidadão tem tido uma conduta que não representa a conduta ilibada que o peso deste título requer. Esta retirada de título simbolicamente representa que misóginos e agressores, sejam eles morais, psicológicos e de qualquer tipo de agressão, não passaram batido por esta Casa. Este cidadão não merece carregar o título da cidade que eu nasci e represento hoje", discursou a parlamentar.

"Aqueles comentários [no post] não são o pensamento dele. Ele não falou aquilo [contra Maysa]. Conversei com ele e ele não falou aquilo em momento algum. É o preço da internet", defendeu Kero Kero. "São falas de seguidores", argumentou. O vereador ainda disse que entende a dor de Maysa, mas "retirar o título por viés ideológico" ele não concorda. Ocorre porém que Maysa também faz parte da ala conservadora na Câmara. 

Todos os parlamentares foram unânimes ao dizer que a responsabilidade pela retirada do título não é de Kero Kero, mas do próprio Cattani que não fez, na opinião dos parlamentares, jus à homenagem.

"Quando a pessoa comete algum deslize ou ato ilícito, ou improbidade é do CPF dela. Você não tem bola de cristal para saber o que a pessoa vai fazer no dia seguinte", ponderou Luis Claudio. "O que acontece na sociedade é o radicalismo que prejudica as relações humanas. E esse veio da direita, com o chapéu, do interior do estado, não entendendo o que é política social e de relacionamento humano", criticou.

O pastor Eduardo Magalhães (Republicanos) também criticou o radicalismo e explicou que posturas extremistas "não tem nada a ver com o movimento conservador". 

A vereadora Michelly Alencar (União Brasil) disse que Cattani errou e foi infeliz ao comparar mulheres a vacas e erra novamente com o tratamento dispensado à vereadora Maysa Leão. "Não seria inteligente a gente defender a continuidade desse título a uma pessoa que tem atingido tão fortemente a honra e a credibilidade dos direitos humanos e dos diretos da mulher".

Por fim, o presidente da Câmara, Chico 2000 (PL) lembrou que Cattani é do seu partido , mas isso não o impede de atuar em defesa de Maysa e do Legislativo Municipal.

"A Câmara tem se posicionado de forma a ensinar e esclarecer sobre a importância do combate à violência contra a mulher. Entendemos que nós homens sabemos muito pouco sobre o tema. Diante disso, quero dizer ao Kero Kero que eu endosso a fala de todos que não responsabilizaram aquele que propõe o título. Mas não vou estar junto ao Cattani diante de tantas declarações infelizes feitas por ele. E quero dizer que esta Casa deve estar voltada para esta Casa, como a Assembleia está para ela. Temos uma pessoa exposta na internet e não podemos deixar isso passar em branco. Faço questão de votar e me posicionar enquanto presidente deste poder". 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet