Imprimir

Imprimir Notícia

26/10/2023 às 07:30

Imbróglio sobre nova delimitação de Parque Ricardo Franco deve chegar ao fim na próxima semana

Kamila Arruda

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, garante que na próxima semana entrega à Assembleia Legislativa o mapa com a nova delimitação do Parque de Conservação Ambiental Serra de Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade.

O material irá embasar um projeto de lei que a Mesa Diretora pretende apresentar no Parlamento Estadual para dar fim à polêmica e ao mesmo tempo evitar a extinção da unidade de conservação.

A informação é do presidente da Casa de Leis, deputado estadual Eduardo Botelho (União), que é quem está cuidando dessa intermediação junto ao governo do Estado e Ministério Público. “Colocamos um prazo máximo de 15 dias, mas ela [secretária] diz que entrega até a semana que vem”, enfatizou o parlamentar durante a sessão ordinária desta quarta-feira (25).

Na semana passada, o deputado estadual Gilberto Cattani (PL) ameaçou exigir a votação do projeto de lei extingue o Parque de Conservação Ambiental Serra de Ricardo Franco, caso a nova propositura não fosse apresentada nesta semana.

A elaboração de um novo projeto de lei criando novos limites para o Parque é fruto de um acordo do Parlamento Estadual com o Ministério Público. A intenção é evitar a extinção do Parque realinhando seus limites, tirando as áreas abertas para exploração e inserindo áreas ainda preservadas.

O Parque

A reserva Serra de Ricardo Franco foi criada em 1997, e abriga a mais alta cachoeira de Mato Grosso, a cachoeira Jatobá, vários afluentes do Rio Guaporé, e está na fronteira com o Parque Nacional Noel Kempff Mercado, da Bolívia. Cerca de 27 mil hectares da área de proteção já estavam abertos com propriedades produtivas na criação do parque e atualmente são 38 mil hectares ocupados por fazendas de pequeno e médio porte no local, entre elas uma do ex-ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.
 
 Imprimir