Imprimir

Imprimir Notícia

12/12/2023 às 16:20

Governo quer que emendas impositivas destinadas à saúde custeiem cirurgias eletivas do Estado

Kamila Arruda

O Governo do Estado propôs à Assembleia Legislativa que os 50% das emendas impositivas que serão, obrigatoriamente, destinados à saúde, sejam utilizados para custear as cirurgias eletivas realizadas pela administração estadual.
 
A proposta foi feita nessa segunda-feira (11) durante reunião do secretário de Fazenda Rogério Gallo, e do secretário-chefe da Casa Civil Fábio Garcia 
(União), com o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (União), e outros deputados estaduais. O encontro foi intermediado pelo líder do governo do Parlamento de Mato Grosso, Dilmar Dal’Bosco (União).
 
Segundo Botelho, há uma certa resistência por parte de alguns parlamentares. Isso, porque a proposta retira a liberdade do deputado de destinar emendas diretamente para o município.
 
Leia também - Mendes sinaliza acordo com deputados para garantir 2% de emendas impositivas em 2024


Diante disso, o tema será debatido mais profundamente durante reunião do colégio de líderes nesta quarta-feira (13), antes da sessão ordinária.

“Ele quer que as emendas da saúde sejam distribuídas para cirurgias eletivas e investimentos. Isso não fechou consenso ainda, vamos conversar amanhã com os deputados e ver sobre isso. O problema é que os deputados concordam que sejam feitos em cirurgia, mas para os municípios e o governo quer que seja para o estado. O deputado quer liberdade, quer colocar na saúde, mas escolher onde colocar”, finalizou.
 
 Imprimir