Imprimir

Imprimir Notícia

14/03/2024 às 17:04

Lúdio chega como favorito na disputa contra Stopa dentro da Federação PT, PV e PCdoB

Jardel P. Arruda

Após ser oficializado como pré-candidato do PT a prefeito de Cuiabá, Lúdio Cabral, nesta quinta-feira (14), chega como favorito na disputa interna da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) contra o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV). O anúncio, feito pela presidente Nacional da sigla Gleisi Hoffmann, foi arquitetado para mostrar a união do partido, que vê Cuiabá como capital estratégica no Brasil.

Essa decisão foi tomada com influência direta do presidente estadual da sigla, Valdir Barranco (PT), e da própria diretora da Conab Rosa Neide (PT), que disputava internamente com o deputado estadual o posto de pré-candidato do PT. 

 
Leia mais - Lúdio Cabral é definido como o pré-candidato do PT a prefeito de Cuiabá

Rosa, inclusive, já abdicou de participar das prévias partidárias em Cuiabá para beneficiar a unidade partidária. Segundo ela, a última vez que o partido fez isso em Mato Grosso, em 2010, o partido foi dividido para as eleições e isso resultou no fracasso do projeto de senatória de Carlos Abicalil.

Agora, tanto Barranco como Rosa, ambos com prestígio da Executiva Nacional da Federação, entram no projeto de Lúdio e, com isso o cenário fica desvantajoso para Stopa, pois se não houver consenso em nível local, a decisão da candidatura virá de Brasília. 

Vale lembrar que Lúdio Cabral aparece em terceiro lugar em todas as pesquisas eleitorais divulgadas até o momento, com cerca de 14% de intenção de voto, enquanto José Roberto Stopa sempre apareceu atrás, em quarto lugar, com 6%.

Direita x Esquerda, Lula x Bolsonaro

Pesa também o fato de que o Partido dos Trabalhadores vê Cuiabá como uma eleição estratégica para aumentar a influência da sigla de esquerda em um dos estados com maior inclinação política à direita, principalmente a Jair Bolsonaro (PL). 

Dessa forma, o pré-candidato do PT deve ser encorajado a polarizar a campanha contra pré-candidato de direita, o deputado federal Abilio Brunini (PL), que é apoiado diretamente pelo ex-presidente Bolsonaro.
 
 Imprimir