Imprimir

Imprimir Notícia

29/03/2024 às 08:02

Tráfego de veículos no Portão do Inferno não será interrompido com execução de obra, garante governador

Da Redação - Gabriella Arantes / Do Local - Amanda Garcia

As obras no trecho do Portão do Inferno, na MT-251, em Chapada dos Guimarães (a 67 km de Cuiabá) não vão interromper o tráfego de veículos na região. Foi o que garantiu o governador Mauro Mendes (União), durante coletiva de imprensa nessa quinta-feira (28).

No decorrer da execução do projeto, apenas parte da pista será bloqueada, das 07h30 até às 16h30. Nos demais períodos, a rodovia estava totalmente liberada, inclusive aos sábados e domingos.

Além disso, conforme Mendes, no decorrer da evolução da obra, será possível eliminar o sistema pare e siga. “Portanto, uma solução que apresentou uma melhor performance e nós já fizemos uma licitação emergencial. Já contratamos a empresa demos a ordem de serviço para iniciar as obras imediatamente 5 dias após o ICMBio o Ibama autorizarem a licença ambiental”.

A obra

O projeto de retaludamento foi apresentado pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (28). Durante a obra, cerca de 180 mil metros cúbicos de rocha serão retiradas num processo de terraplanagem com cortes e destruição das pedras do paredão.

Por meio de um processo licitatório emergencial, a empresa responsável pela execução da obra será a Lotufo Engenharia. O projeto vai custar R$ 30 milhões e a estimativa é de cinco meses para ficar pronto.

A empresa poderá começar os trabalhos cinco dias após a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio).
 
 Imprimir