Cuiabá, domingo, 28/04/2024
13:51:17
informe o texto

Notícias / Geral

28/03/2024 às 15:07

RETALUDAMENTO

Paredão do Portão do Inferno passará por 'cortes' e pista será recuada, anuncia Governo

Sinfra apresentou qual foi o projeto escolhido para resolver o problema estrutural da região na MT-251

Marina Martins

Paredão do Portão do Inferno passará por 'cortes' e pista será recuada, anuncia Governo

Foto: Reprodução

O Governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (28), véspera de feriado, a solução definitiva escolhida pela Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado (Sinfra) para resolver o problema estrutural na MT-251, na região conhecida como Portão do inferno.

Depois de finalizado o projeto, a Sinfra encaminhou o esboço da solução e as justificativas técnicas ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMbio) e ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), para que sejam liberados a autorização do ICMBio e o licenciamento do Ibama para a execução da obra.

O Governo autorizou uma licitação emergencial, a empresa já foi contratada e a ordem de serviço para a obra já foi dada. Agora é preciso esperar a liberação dos órgãos ambientais, que deve sair em até 5 dias úteis.

A opção escolhida pela Sinfra foi o projeto de retaludamento do paredão do Portão do Inferno. Basicamente, um processo de terraplanagem com cortes e destruição das pedras.

No estudo de engenharia apresentado ao Executivo, outras três opções foram consideradas: o túnel curto, o túnel curto com falso túnel e o viaduto.

O retaludamento, segundo a Sinfra, apresentou maior segurança quanto ao risco de desprendimento de blocos e possíveis colapsos na rodovia. Além disso, mostrou ter o custo mais baixo e menor complexidade de execução, portanto, mais rápida. O prazo de liberação da pista é de até 120 dias.

Durante as obras, a rodovia não será totalmente bloqueada, o pare e siga continuará funcionando. O traçado da pista deve sofrer pouca alteração, com um recuo em relação ao viaduto hoje existente. Desta forma, a curva também passa a ser suavizada, melhorando a segurança no trânsito.
 
Desde dezembro de 2023, a região do Portão do Inferno está parcialmente bloqueada por causa do risco de deslizamentos, como os registrados no final do ano passado.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet