Imprimir

Imprimir Notícia

09/04/2024 às 18:18

Representantes de MT se reúnem com técnicos do ICMBio para explicar projeto emergencial no Portão do Inferno

Paulo Henrique Fanaia

Representantes do Governo de Mato Grosso, responsáveis pelo projeto de retaludamento do Portão do Inferno, devem se reunir com os técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para explicar, de forma detalhada, como será executada a obra na região.

A informação foi confirmada pelo próprio governador Mauro Mendes (União) na manhã desta terça-feira (9). O gestor acredita que o encontro deve ocorrer ainda esta semana.
 
O chefe do Executivo Estadual garantiu que não estará presente na reunião que deve acontecer em Brasília, porém ele espera que tudo seja resolvido o mais rápido possível. Caso o relatório do ICMBio e do Ibama seja por não autorizar a obra, Mauro é curto e grosso: “Deixa o pau torar”.
 
“Essa semana eu vou cobrar novamente deles [Ibama]. É um pedido emergencial e o mínimo que nós podemos esperar é uma resposta rápida, se sim ou se não. Se falar que é não, vou tirar aquela mobilização nossa lá e deixar o pau torar, porque não é possível que diante de um fato tão grave, tão bem comprovado que as autoridades federais não se sensibilizem. Mas eu acredito que o presidente do Ibama vai fazer essa análise rápida como o caso requer”, disse o governador.
 
Na semana passada, acompanhado de uma comitiva de lideranças políticas do estado, o governador se reuniu em Brasília com o presidente do Ibama, Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça, para apresentar o projeto para solucionar os problemas estruturais da região do Portão do Inferno, na MT-251 que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.
 
Na reunião foi explicado todos os problemas que a região enfrenta, os impactos econômicos causados pelo fechamento parcial da estrada, que desde o ano passado sofre com problemas de deslizamentos de rochas causados pelas chuvas.
 
Rodrigo Agostinho garantiu que irá dar a celeridade que o caso requer na tramitação da proposta no Ibama e também disse que irá pessoalmente ao ICMBio para agilizar o processo de licenciamento das obras.
 
Além disso, Mauro voltou a dizer que irá pedir uma mobilização conjunta da bancada federal de parlamentares de Mato Grosso para pedir maior agilidade e enfim conseguir a liberação das obras.
 
 Imprimir