Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
17:54:35
informe o texto

Notícias / Política

02/04/2024 às 21:21

REUNIÃO PRODUTIVA

Presidente do Ibama garante celeridade na liberação de licença e promete interceder junto ao ICMBio sobre Portão do Inferno

A garantia foi dada durante reunião realizada na tarde desta terça-feira (2), em Brasília

Kamila Arruda

Presidente do Ibama garante celeridade na liberação de licença e promete interceder junto ao ICMBio sobre Portão do Inferno

Foto: Reprodução

Em reunião com o governador Mauro Mendes (União) e outras lideranças de Mato Grosso, o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça, garantiu que irá analisar o projeto apresentado pelo Governo do Estado para solucionar o entrave na região do Portão do Inferno, na BR-251, o mais breve possível.
 
Ele ainda chamou a responsabilidade para si, e garantir que irá intervir junto ao ICMBio, que é quem detém a administração do Parque Chapada dos Guimarães.
 
A garantia foi dada durante reunião realizada na tarde desta terça-feira (2), em Brasília. “Nós vamos fazer a análise mais célere possível. Nós temos todo interesse em resolver, o Ibama vai fazer o seu papel, vamos cumprir com o nosso papel. Vamos tentar uma solução para isso o mais breve possível”, reforçou o gestor.
 
Com relação ao ICMBio, ele disse que irá apresentar, pessoalmente o projeto para a entidade, a fim de garantir a autorização para o início da obra.
 
“Eu não tenho como não consultar ICMBio, vamos encaminhar imediatamente o projeto para o ICMBio. Eu mesmo quero fazer essa apresentação para o ICMBio, para que a gente possa apresentar para os técnicos do ICMBio, porque de fato está dentro do Parque Nacional, mas o que o Ibama puder fazer para ajudar a resolver esse problema, nós vamos fazer, dentro do princípio da legalidade. O licenciamento ambiental existe justamente para botar equilíbrio nessa história”, completou.
 
Além do governador, ainda estiveram presentes na reunião o senador Jayme Campos (União), o presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho (União), o prefeito de Chapada dos Guimarães Osmar Froner, e outras lideranças do Estado.
 
O Governo do Estado anunciou na última quinta (28) a solução definitiva escolhida pela Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado (Sinfra) para resolver o problema estrutural na região conhecida como Portão do inferno.

A opção escolhida pela Sinfra foi o projeto de retaludamento do paredão. Basicamente, um processo de terraplanagem com cortes e destruição das pedras.
 
Acontece que, a empresa ganhadora da licitação emergencial, Lotufo Engenharia, só poderá começar os trabalhos após a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio). 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet