Imprimir

Imprimir Notícia

24/04/2019 às 08:42 | Atualizada: 24/04/2019 às 14:02

Mendes manda elaborar plano para salvar Santa Casa

Fernanda Leite

O governador Mauro Mendes (DEM) mandou o secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, elaborar um plano de viabilidade para reabrir a Santa Casa de Misericórdia, após inúmeras tentativas ‘fracassadas’  por parte da Prefeitura de Cuiabá e da própria instituição.

“Considerando que, até o momento, nenhuma solução foi apontada, seja pela administração daquele hospital filantrópico, seja pela Prefeitura de Cuiabá - que detém a responsabilidade da gestão plena dos serviços de saúde da Capital”, diz por meio de nota.

A unidade de saúde parou os atendimentos no último dia 11 de março.  Desde então, pacientes estão padecendo por falta de atendimento.

A reportagem do Leiagora acompanhou um dos protestos realizados por crianças que pedem socorro. Leia aqui: ‘Estamos pedindo socorro’, protestam crianças em prol da Santa Casa


Motivo do fechamento

A administração do hospital anunciou o fechamento por causa da falta de repasses da prefeitura no valor de R$ 3,2 milhões. O recurso seria para ajudar a pagar salários dos funcionários que estão há 5 meses sem receber.

Outro problema que acarretou no fechamento do hospital foi relativo a uma dívida superior a R$ 118 milhões, referentes à folha, fornecedores, ações trabalhistas e outros.
 
Informe do governador

Considerando os graves problemas ocasionados à saúde pública com a interrupção dos relevantes serviços prestados pela Santa Casa de Cuiabá, fechada a 41 dias;

Considerando que a falta de leitos de UTI pode ocasionar risco a pacientes que necessitam de atendimento de alta complexidade;

Considerando que até o momento nenhuma solução foi apontada, seja pela administração daquele hospital filantrópico, seja pela Prefeitura de Cuiabá - que detém a responsabilidade da gestão plena dos serviços de saúde da Capital;

E, considerando reuniões, com presença de representantes da sociedade civil organizada, parlamentares e autoridades do setor de saúde, inclusive com o Ministério da Saúde, o governador Mauro Mendes determinou à Secretaria de Estado de Saúde (SES) a elaboração de uma proposta de solução (Plano de Viabilidade) para a reabertura desta importante instituição.

A proposta em questão deverá ser apresentada, pelo Governo do Estado, até o final da próxima semana.
 
 Imprimir