Imprimir

Imprimir Notícia

15/05/2019 às 08:20 | Atualizada: 15/05/2019 às 08:33

'Cortes irão prejudicar alunos de baixa renda das UFs', diz Emanuelzinho

Luana Valentim

O deputado federal, Emanuelzinho (PTB), declarou, em um vídeo postado no stories do seu Instagram, que foi aprovado um requerimento em que convoca a presença do ministro da Educação, Abraham Weintraub, nesta quarta-feira (15), na Câmara Federal, para discutir sobre o corte de 30% para o ensino superior, conforme determinação do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL).

Com a convocação aprovada por 307 votos favoráveis, Weintraub é obrigado a comparecer na Câmara, sob pena de cometer crime de responsabilidade com a ausência ‘sem justificação’, segundo a Constituição Federal.

Emanuelzinho destacou que o objetivo é obter mais informações e dar mais transparência à população. Saber sobre metas, planejamentos e plano de trabalho do Ministério de Educação para a realocação dos recursos.

Saiba Mais: Petista critica corte de R$ 65,8 milhões às universidades de MT
 
“Isso é importante para que dê transparência e a gente possa ajudar a fiscalizar e garantir mais equidade na distribuição desses recursos”, pontuou.

O parlamentar ainda salientou que grande parte esmagadora dos alunos das universidades federais são pessoas com alta renda. E os dados internos que a reitora da Universidade Federal de Brasília forneceu à Câmara é que 2/3 dos 25 mil alunos são pessoas de baixa renda que vivem, no máximo, com uma renda de uma salário mínimo e meio.

“Então isso irá prejudicar especialmente aqueles que dependem das universidades com a forma de assistência social, e querem se dedicar aos estudos para ter uma vida melhor’, disse.
 
 Imprimir