Imprimir

Imprimir Notícia

05/06/2019 às 11:15 | Atualizada: 05/06/2019 às 13:10

Políticos de MT recriminam decisão do MP que 'barrou' esporte equestre no Haras Twin Brothers

Fernanda Leite

Alguns parlamentares de Mato Grosso recriminaram a decisão do Ministério Público Estadual (MPE), que ‘barrou’ na Justiça uma das modalidades realizadas na 7ª Semana do Cavalo, ocorrida na semana passada, no Haras Twin Brothers, o laço em dupla e técnico. O argumento, maus-tratos aos animais. 

Leia mais: Organizadores de evento lamentam visão 'errada' do MP sobre prova do laço

O deputado federal, José Medeiros (Podemos), usou a tribuna da Câmara Federal para criticar o Ministério Público. Ele lembrou que o parlamento já deu aval à proposta de emenda à Constituição (PEC) que viabiliza a prática da vaquejada.

Para ele, os promotores do MP querem ‘aparecer’. “Estava tendo uma prova de laço em Cuiabá e o MP entrou com uma ação na Justiça e cancelou tudo, faltando 4 horas. Inviabilizando todas as provas.  Já aprovamos a vaquejada e precisamos aprovar algo que regulamente essas tradições e culturas brasileiras. Eles querem aparecer, eles fazem isso para dar entrevistas. O juiz foi provocado a dar essa decisão. É lamentável que isso aconteça”, criticou.

O deputado estadual Faissal Calil (PV), que é o autor da Lei da Semana do Cavalo, gravou um vídeo para expor o seu apoio.  “Eu sei o quanto esses animais são bem tratados e que envolve a economia local. Então eu apoio ao esporte equestre”, opinou.

O deputado Ondanir Bortolini (PSD), o Nininho, citou o projeto do deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), PL- 17/2019- que está na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, que institui normas e critérios sobre a prática esportiva equestre de forma a garantir o bem-estar dos animais.

“Sou conhecedor e incentivador do esporte. Esse esporte é a cara de Mato Grosso, que é um Estado agrícola e da pecuária. Estou junto com meu amigo Dilmar Dal’Bosco para regulamentar esse esporte, que faz com que nossas crianças tenham uma criação sadia junto aos animais. Também tenho que citar a Equoterapia, que ajuda no tratamento de crianças das APAES -  Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais”, comentou.

Os deputados Thiago Silva (MDB) e João Batista (Pros) também manifestaram apoio ao esporte.

“Sou mais um defensor da causa aqui na Assembleia. Sou nordestino e apreciador das vaquejadas. Diferente de como era antigamente, hoje existe segurança e cuidados aos animais, o que não víamos antigamente”, concluiu.
 
 
 
 Imprimir