Imprimir

Imprimir Notícia

02/04/2020 às 11:00

Transmissão local e comunitária de coronavírus atinge cinco cidades de MT - saiba quais

Camilla Zeni

O governo de Mato Grosso atualizou a lista de cidades que passam por transmissão comunitária ou local do coronavírus no Estado. O vírus já infectou, oficialmente, 28 pacientes, e colocou cinco municípios na relação.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a transmissão comunitária é caracterizada quando o Estado não é capaz de rastrear a origem do contágio do vírus com os pacientes. Já a transmissão local ocorre quando a pessoa foi infectada pelo contato com outro paciente que contraiu o vírus.

Nesse cenário, enfrentam a transmissão comunitária os municípios de Cuiabá, Nova Monte Verde e Tangará da Serra. No quadro de transmissão local estão Várzea Grande e Rondonópolis. 

Na quarta-feira (1º), antes da atualização do boletim epidemiológico do Estado, a SES havia informado que outras três cidades registravam a transmissão comunitária, sendo elas Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. Contudo, os dados foram atualizados. 

Nova Monte Verde, que chegou a ser incluída na relação de transmissão comunitária, foi retirada da lista por não ter registrado nenhum caso confirmado de infecção pelo coronavírus em 14 dias. Pelo boletim divulgado pela SES, o município ainda segue com apenas um caso de infecção, mas retornou à lista.

Já o município de Tangará da Serra não tinha nenhum caso confirmado até a tarde desta quarta-feira, quando o resultado de um dos testes apontou positivo para Covid-19 (doença causada pelo coronavírus). O município ainda aguarda o resultado de 30 outros exames.

Nas cidades citadas, o número de casos confirmados são: 19 em Cuiabá, 5 em Rondonópolis, 2 em Várzea Grande, 1 em Nova Monte Verde e 1 em Tangará da Serra.

Para conferir o boletim atualizado da situação do coronavírus em Mato Grosso, clique aqui.
 
 Imprimir