Imprimir

Imprimir Notícia

03/04/2020 às 16:26 | Atualizada: 03/04/2020 às 21:39

Governador torna uso de máscaras obrigatório em MT

Camilla Zeni

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), informou nesta sexta-feira (3) que o uso de máscaras para prevenção ao contágio pelo novo coronavírus será obrigatório no Estado. O comunicado foi feito em coletiva de imprensa, quando Mauro anunciou a publicação de um novo decreto.

A medida adotada pelo governo do estado faz parte do programa "Eu cuido de você e você cuida de mim", lançado também nesta sexta-feira. Ele prevê, até o dia 12 de abril, o incentivo do uso da máscara em todos os ambientes públicos e privados no Estado. Já a partir do dia seguinte isso se tornará obrigação.

"A partir da próxima segunda-feira (13), estamos estabelecendo como obrigatório, em todo território mato-grossense, o uso da máscara mesmo que artesanal nos estabelecimentos públicos e privados", comunicou o governador.

Mauro tornou a falar que, embora as máscaras artesanais não sejam a medida ideal para combate ao vírus, elas serão "uma grande contribuição para diminuir a cadeia de transmissão do coronavírus em Mato Grosso".

O governo chegou a produzir vídeos ensinando a população a produzir a própria máscara artesanal. Segundo Mauro, o material foi produzido na noite de quinta-feira, depois que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recomendou o uso de máscaras de tecido pela população.

Mandetta também recomendou que a cada cidadão tenha pelo menos cinco máscaras artesanais e as reutilizem após lavá-las. Ele destacou que essas máscaras têm sido “fenômeno” em todo o mundo e que, por serem fáceis de fazer, é uma boa saída para evitar a propagação do vírus.

Distribuição
Nesta sexta-feira, o Corpo de Bombeiros foi alocado para fazer a distribuição de máscaras para a população em dois pontos de Cuiabá: no supermercado Comper, localizado na Avenida Miguel Sutil, e na estação de ônibus Bispo Dom José, no centro da capital.

Não foi informado se a medida vai ser repetida em outros dias, com aviso prévio.

Coronavírus
Na manhã desta sexta-feira, o Estado registrou a primeira morte por coronavírus. A vítima foi um homem de 54 anos, morador de Lucas do Rio Verde (345 km de Cuiabá). Ele era hipertenso e tinha diabetes. 

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, o homem estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 29 de março, mas faleceu na madrugada desta sexta-feira.

O boletim epidemiológico com a atualização dos casos ainda não foi divulgado. Até essa quinta-feira, Mato Grosso registrava 41 casos confirmados de infecção por coronavírus. O número de casos suspeitos não é mais divulgado.
 
 Imprimir