Imprimir

Imprimir Notícia

21/04/2020 às 10:15

Homem que arrancou o coração da tia pede para sair da prisão e Justiça nega

Camilla Zeni

A juíza Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, da Primeira Vara Criminal de Sorriso (400 km de Cuiabá), negou um pedido de revogação da prisão preventiva de Lumar Costa da Silva. 

Lumar foi denunciado pelo Ministério Público de Mato Grosso no dia 26 de julho de 2019, acusado de matar a própria tia, Maria Zélia da Silva Cosmos, de 55 anos, e arrancar seu coração. 

Os advogados de Lumar alegaram excesso de prazo, considerando que sua prisão preventiva excedeu os 90 dias previstos em lei. Contudo, ao analisar o caso, a Justiça negou a alegação.

A magistrada ponderou que teve uma alteração na competência do julgamento e que o laudo pericial que aponta insanidade por parte de Lumar só foi juntado ao processo em fevereiro.

"O feito tem sido processado normalmente, não havendo como se imputar ao Juízo qualquer culpa pela demora", escreveu a juíza. Por isso, indeferiu o pedido.

O crime
O caso aconteceu na noite do dia 2 de julho de 2019, no bairro Vila Bela, em Sorriso.  O rapaz, vindo de São Paulo, chegou a morar um tempo com a vítima, mas foi expulso de casa depois que ela descobriu que ele seria usuário de drogas. 

O crime chocou tanto a cidade que Lumar precisou ser transferido de presídio, pois corria risco de morte.

A promotora Maisa Fidelis Pyrâmides, do Ministério Público, disse que Lumar cometeu o assassinato por motivo fútil, meio cruel, feminicídio e utilizando recurso que dificultou a defesa da vítima. Ela pediu a condenação por homicídio quadruplamente qualificado e destacou que ele não tinha sinais de problemas mentais.

Maisa disse ainda que o crime foi "bárbaro e cruel", e que Lumar não apenas matou a tia, arrancou o coração e levou para a filha da mulher, como ainda teria lhe roubado R$ 800 que ela tinha recebido como pagamento de aluguéis.

A promotora citou o registro do delegado responsável pelo inquérito do caso, que destacou que o acusado seria "uma pessoa muito inteligente". O delegado pontuou que Lumar é autodidata e aprendeu outro idioma sozinho, e que, segundo seu pai, ele teria recebido inclusive uma proposta para trabalhar em outro país.

Leia também
Laudo confirma insanidade de homem que arrancou o coração da tia; sofre transtorno bipolar
 
 
 Imprimir