Imprimir

Imprimir Notícia

13/07/2020 às 10:16 | Atualizada: 13/07/2020 às 10:16

Fisioterapeutas pedem doação de máscaras de mergulho para tratamento da Covid-19

Luzia Araújo

Fisioterapeutas de Cuiabá lançaram uma campanha nas redes sociais nesse sábado (11), pedindo a doação de máscaras de mergulho, do modelo Full Face, para serem utilizadas no tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. 

Em um vídeo publicado no Instagram a fisioterapeuta intensivista, Caroline Brito, explica que o equipamento consegue funcionar dando suporte respiratório aos pacientes da Covid-19, de forma não invasiva. 

Leia mais: Com 100% das UTIs para covid-19 ocupadas, Emanuel abre mais 20 leitos para Cuiabá

Ainda segundo Caroline, a máscara pode ser adaptada para ser utilizada no ventilador mecânico, ofertando suporte aos pacientes, sem necessidade de intubação e sedação. Em Mato Grosso, a iniciativa de usar o instrumento de mergulho surgiu do fisioterapeuta também intensivista, Leandro Costa. 

“Desde o surgimento da pandemia, outros países encontraram essa solução para o tratamento dos pacientes. Começou, primeiramente, na Itália. Depois, quando o foco da pandemia foi para os Estados Unidos, eles também utilizaram. Então, esses países já tiveram essa iniciativa. Aqui no Brasil, a máscara já foi utilizada em São Paulo e outros estados também”, lembrou a profissional. 

De acordo com Caroline, a máscara fácil para uso hospitalar está em falta no mercado, o que levou os profissionais a encontrarem uma nova solução, utilizando o equipamento de mergulho. “Contamos muito com a contribuição de quem tiver, porque não há mais máscaras disponíveis para compra e estamos entrando no pico da pandemia”, disse a profissional.

As máscaras arrecadadas serão distribuídas em hospitais da capital, informou a fisioterapeuta. Os interessados em ajudar podem entrar em contato com Caroline pelo telefone (65) 9-9281-9201.
 
 Imprimir