Imprimir

Imprimir Notícia

15/07/2020 às 17:50 | Atualizada: 15/07/2020 às 17:53

Governo alega que novas UTIs de Cuiabá não estão abertas para regulação de pacientes

Camilla Zeni

O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, aproveitou coletiva de imprensa nesta quarta-feira (15) para pedir que a Prefeitura de Cuiabá disponibilize para a Central de Regulação os 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que foram abertos na segunda-feira (13). 

De acordo com o secretário, apesar de ter feito o anúncio de que já promoveria a transferência dos pacientes, a Prefeitura de Cuiabá não liberou a unidade para que a Central da Secretaria do Estado de Saúde determine a mobilização para uso dos leitos.

A revelação foi feita pelo gestor quando foi questionado sobre a possibilidade do Estado doar bombas de infusão para que a prefeitura possa colocar em funcionamento outros 20 leitos de UTI. 

Leia também - Caso Alphaville: TJ aumenta para R$ 209 mil fiança de pai da jovem que matou a amiga

“Antes de nos preocuparmos em arrumar bombas de infusão para a abertura de novos leitos, talvez seria melhor colocar em funcionamento os leitos que foram anunciados dois dias atrás”, alfinetou o secretário de Saúde. 

“O apelo que faço nesse momento é para que os 20 leitos que foram anunciados dois dias atrás sejam disponibilizados para o sistema de regulação. Ajudaria muito nesse momento”, continuou o gestor.

Ele disse ainda que está à disposição para conversar com os gestores municipais e reconheceu que não apenas o município, mas o Estado e o Brasil enfrentam dificuldades para completar os itens necessários para tratamento da covid-19. Antes, faltavam respiradores. Depois, medicamentos. Agora, faltam médicos.

Os novos leitos da capital foram anunciados na segunda-feira (13), uma semana após o prazo firmado em compromisso com o governo do Estado. De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, as unidades estão instaladas no hospital de referência para covid-19 no município, o antigo Pronto-Socorro Municipal. Ao todo, Cuiabá passou a ter 115 leitos para tratamento da covid com a abertura dessas novas unidades.

Outro lado
Após a fala do secretário de Saúde de Mato Grosso, a prefeitura de Cuiabá emitiu nota negando as alegações. Confira na íntegra:

A respeito dos 20 novos leitos de UTI no Hospital Referência à Covid-19, a Prefeitura de Cuiabá informa:

- Na segunda-feira (13), mesmo dia da abertura dos leitos, houve a disponibilização para a Central de Regulação e dois pacientes foram encaminhados naquele mesmo dia.

- Na terça-feira (14), pela manhã, um desses pacientes veio a óbito. Outros 3 pacientes de Cuiabá (um transferido de hospital privado, um que estava na UPA Morada do Ouro e outro que estava na Policlínica do Coxipó) passaram a ocupar os novos leitos, por meio da Central de Regulação. 

- Na terça-feira (14), a Central de Regulação contava ainda com 7 pacientes do interior necessitando de vaga de UTI para Covid-19. No entanto, esses casos dependem de disponibilização de transporte (muitas vezes aéreo) com UTI móvel, o que não depende da Prefeitura de Cuiabá, que já disponibiliza os leitos no Hospital Referência. 

- Na manhã desta quarta-feira (15), há 3 pacientes ocupando os novos leitos de UTI no Hospital Referência. Outros 3 leitos de UTI já estão aguardando admissão de pacientes. 

- A contagem de leitos, chamado de censo pela Regulação, é feita três vezes ao dia, sempre na troca de plantão, o que torna esse número dinâmico.
 
 Imprimir