Imprimir

Imprimir Notícia

19/07/2020 às 12:19

Boletim médico diz que cacique Raoni segue com pressão alterada mas passa bem

Leiagora

Neste domingo (19) o cacique Raoni, internacionalmente conhecido por lutar pelos direitos indígenas, teve a pressão alterada no começo da manhã mas logo voltou ao normal.

A informação consta no boletim assinado pelos médicos do Hospital Dois Pinheiros, Fernanda Quinelato e Douglas Yanai, que respondem pelas áreas clínica e técnica, respectivamente.

“Ele se levantou para ir ao banheiro, foi rápido demais e isso pode ter influenciado a alteração na pressão arterial, algo que impacta em uma pessoa doente e na idade dele, em especial. Mas nada que comprometa. Já está melhor e  aguardamos a confirmação dessa melhora para seguir com os procedimentos,” detalha Yanai.

A tarde o líder indígena deve passar por uma endoscopia e possivelmente por uma ressonância. Exames necessários para investigar as causas do sangramento que ocasionou a internação.

“Aparentemente ele tem úlcera. Precisamos saber mais sobre o funcionamento de outros órgãos também, uma vez que ele apresentou sangramento. Essa evidencia foi encontrada nas fezes. É algo que foi estabilizado com uma transfusão de sangue, contudo merece atenção para que não aconteça novamente,” define o médico.

O líder do povo Kayapó Raoni Metyktire tem 89 anos, está internado deste ontem (18) no Hospital Dois Pinheiros, região central de Sinop. Um centro de referência em atendimentos de saúde na região norte de Mato Grosso, onde vivem aproximadamente 1.000.000 de pessoas.

O próximo boletim está previsto para amanhã, segunda-feira (20) às 10h da manhã, horário local (11h DF).

 
Da assessoria
 
 Imprimir