Imprimir

Imprimir Notícia

12/09/2020 às 17:30

MPF investiga Emanuel por lavagem de dinheiro e contratação de obras de iluminação

Eduarda Fernandes

Com o recebimento da denúncia pelo suposto recebimento de mensalinho pago a deputados estaduais na gestão de Silval Barbosa, veio à tona outras duas investigações contra o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), conduzidas pelo Ministério Público Federal.

Uma delas apura suposto crime de lavagem de dinheiro relacionado à aquisição da residência pelo valor de R$ 20 mil, cujo valor venal seria R$ 1.372.387,31. A outra, “trata de situação suspeita envolvendo contratação de obras e serviços de iluminação pública no âmbito do Município de Cuiabá” que “apesar de não guardar relação com objeto investigado, trata-se de encontro fortuito de prova de possível cometimento de ilícito”, diz o MPF na denúncia recebida pelo juiz 5ª Vara Federal de Mato Grosso, Jeferson Schneider.

Em decisão proferida nesta sexta-feira (11), o magistrado tornou Emanuel e outros nove ex-deputados estaduais réus pelo suposto esquema de pagamento de propina, que ficou conhecido como “mensalinho”, e servia, segundo Silval, para garantir sua governabilidade sem empecilhos na Assembleia Legislativa.

Leia também - Emanuel e 9 ex-deputados se tornam réus por receberem 'mensalinho' de Silval

A informação sobre as duas investigações consta da denúncia feita pelo MPF. Ao final das 175 páginas, o órgão expõe ao juiz outros fatos que pesam contra os investigados.

Em nota sobre o recebimento da denúncia, Emanuel disse que “o processo servirá para trazer a realidade dos fatos à tona e provar a minha inocência”.

Veja íntegra da nota:

Sobre as notícias veiculadas na mídia nesta manhã de sábado, 12/09/2020, informo que tomei conhecimento apenas pela imprensa do eventual recebimento da denúncia por parte do juízo da 5ª Vara Federal de Mato Grosso, portanto, até o presente momento não fui formalmente intimado do teor de tal decisão.

Como já dito em outras oportunidades, caso realmente esta denúncia tenha sido recebida, reitero que o processo servirá para trazer a realidade dos fatos a tona e provar a minha inocência.

No momento minha prioridade é o povo cuiabano e fazer frente as minhas responsabilidades com a capital mato-grossense.

Tenho muita fé na justiça e esperança no futuro.
 
 Imprimir