Imprimir

Imprimir Notícia

05/02/2021 às 07:05 | Atualizada: 05/02/2021 às 07:05

Emanuelzinho propõe plebiscito para população escolher entre BRT e VLT

Eduarda Fernandes

O deputado federal Emauelzinho (PTB) propôs que seja realizado um plebiscito para que a população de Cuiabá e Várzea Grande escolha entre Ônibus de Transporte Rápito (BRT) e Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). O pedido foi feito em audiência realizada na tarde dessa quinta-feira (4), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), convocada para debater a troca do modal.

“Eu não tenho compromisso com VLT ou BRT. Se houve um convencimento técnico, formal, de que o BRT é melhor, para mim está ótimo. Agora, de forma unilateral, esquizofrênica, apontando o dedo na cara de todo mundo, assim não. Isso não é bom para ninguém. E é justamente por isso que venho hoje aqui propor um plebiscito”, disse o deputado.

Leia também - Sem resolução e com muita discussão, AL encerra audiência sobre troca de VLT por BRT

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), também aderiu ao pleito e fez um apelo aos deputados Eduardo Botelho (DEM), Elizeu Nascimento (DC) e Valdir Barranco (PT) para que apresentem a proposta. O gestor afirmou que vai procurar o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baratac, nesta sexta (5) para alinhar com ele.

Emanuel explicou que se oito deputados votarem a favor, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é obrigado a realizar o plebiscito em um prazo máximo de 90 dias. “Deixa o povo decidir o que será o melhor. Cinco minutos para quem é a favor e cinco para quem é contra. É a forma mais justa e clara”, declara.

Barranco disse ser impossível responder o pedido de imediato, mas garantiu que o Parlamento irá avaliar o pleito.
 
 Imprimir