Imprimir

Imprimir Notícia

02/03/2021 às 08:19 | Atualizada: 02/03/2021 às 08:23

Sem leitos de UTI, Sinop acata decreto estadual e impõe toque de recolher

Eduarda Fernandes

A Prefeitura de Sinop aderiu ao decreto estadual, anunciado nessa segunda-feira (1º), e impôs o toque de recolher e restrição no horário de funcionamento do comércio a partir desta terça (2). A decisão é baseada na falta de capacidade técnica de abertura de novos leitos de UTI pela falta de médicos e enfermeiros. Segundo o registro do departamento de epidemiologia, até a noite de domingo (28), Sinop estava com 100% das UTIs públicas lotadas, o que coloca o município na classificação de risco alto de contaminação pelo coronavírus.

As novas regras foram anunciadas em reunião online com os prefeitos de todo o Estado. A decisão foi tomada em conjunto com o Ministério Público e Tribunal de Justiça, bem como representantes do setor comercial. A medida terá validade de 15 dias, vigorando, portanto, até 16 de março.

Leia também - Confira as novas medidas restritivas anunciadas pelo governador

De acordo com o anúncio do Governo do Estado, o comércio pode abrir de segunda a sexta, das 5 às 19h. Aos sábados, das 5h às 12h e, domingos não poderá abrir. Estão liberados para funcionamento normal apenas farmácias, postos de combustíveis e serviços de saúde. O sistema de delivery (entrega) será permitido todos os dias, mas somente até às 22h. Aos supermercados, será permitida a entrada de apenas uma pessoa por família.

O decreto institui, ainda, a suspensão do atendimento presencial em órgãos públicos e um rodízio de 50% entre atividades presencial e de teletrabalho. Já em relação ao toque de recolher, foi estabelecida multa de R$ 180 para quem descumprir e for pego circulando pelas ruas fora do horário permitido sem alguma justificativa legal.
 
 Imprimir