Imprimir

Imprimir Notícia

09/03/2021 às 11:03 | Atualizada: 09/03/2021 às 11:05

Intubado com covid-19, Fávero apresenta melhora significativa após nova medicação

Camilla Zeni

O deputado estadual Silvio Fávero (PSL) apresentou melhora significativa em seu quadro de infecção de covid-19, conforme boletim médico divulgado na manhã desta terça-feira (9). 

De acordo com o médico cardiologista Carlos Carretoni, que acompanha os parlamentares e servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado fez uso de uma nova medicação, que começou a surtir efeito. As últimas 24 horas eram consideradas determinantes no caso do parlamentar.

"Houve uma melhora. Ele estava pronado (deitado de bruços - posição usada no tratamento da covid) e foi despronado agora, fazendo todos os controles necessários, e a gente está com grande esperança. Tudo o que poderia ser feito, foi feito no tempo devido", comentou o médico, em vídeo gravado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Amecor, onde Fávero está internado desde sábado (6). 

A assessoria do deputado, por meio de nota, informou que o quadro clínico do parlamentar segue estável, "com perspectivas de progressiva melhora".

Nessa segunda-feira (8), o médico conversou com o Leiagora e relatou que a situação do parlamentar era considerada grave. Fávero estava com o pulmão bastante inflamado e precisava ser colocado em um Ecmo, um dispositivo que funciona como um pulmão artificial.

Carretoni não explicou se, após a melhora do parlamentar apenas com a nova medicação, Fávero ainda precisaria do equipamento. Contudo, sabe-se que em Mato Grosso não há hospitais que possuem o dispositivo. Por conta disso, o parlamentar foi colocado em uma lista de espera para transferência para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. 

Internação

De acordo com o médico cardiologista, Fávero apresentou sintomas do novo coronavírus na última semana, mas não procurou atendimento médico por pensar que se tratava de uma simples gripe, comum nesta época do ano. 

No entanto, no dia 4 de março precisou de atendimento médico em um hospital de Lucas do Rio Verde, onde foi internado. No sábado (6), o deputado foi transferido para o hospital particular em Cuiabá, onde, no domingo (7), precisou ser intubado. 
 
 Imprimir