Imprimir

Imprimir Notícia

16/03/2021 às 14:45 | Atualizada: 16/03/2021 às 14:45

No dia em que MT marca um ano da pandemia, 98 pessoas aguardam leito de UTI

Camilla Zeni

Mato Grosso registra, nesta terça-feira (16), um ano desde a confirmação do primeiro casos de coronavírus no estado. Desde então, o cenário da pandemia teve altos e baixos. Agora, uma segunda onde de contaminações vem trazendo o caos ao serviço de saúde. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), na manhã desta terça-feira, 98 pessoas aguardavam por uma transferência para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Mato Grosso. 

Apesar de uma fila assustadora, esse não é o maior número de pessoas aguardando por um leito já registrado. Na última sexta-feira (12), 102 pacientes precisavam de um leito de UTI e não encontraram. 

Segundo a SES, nessa segunda-feira (15) Mato Grosso bateu um novo recorde de mortes neste mês de março, tendo registrado 86 óbitos em 24 horas, em decorrência da covid-19. Antes, o pior dia havia sido registrado na semana passada, com 69 mortes diárias. 

Leia também - Há um ano MT registrava o primeiro caso de coronavírus; veja evolução da pandemia no estado

Levantamento do Leiagora apontou que a pandemia da covid-19 em 2021 tem se mostrado mais agressiva do que a vivenciada no ano passado, sobretudo em razão do colapso no sistema de saúde, público e privado. 

Nos meses de junho e julho de 2020, considerados os piores da pandemia em Mato Grosso até então, as ocupações das UTIs chegaram a 94% e as filas de espera por um leito também superaram 60 pessoas. Naquela época, o estado viu um salto exponencial na taxa de ocupação, que, no início de junho, já era de 22%. 

Conforme os dados coletados, os óbitos também saltaram dos 67, que haviam sido registrados até 1º de junho, para 629 no dia 30 de junho, e para 1.842, registrados até 31 de julho. 

Agora, Mato Grosso vivencia, desde dezembro passado, a alta de casos confirmados e óbitos, no cenário da pandemia. No início do mês, o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, chegou a pedir socorro para outros estados. Mas não teve resposta positiva. 

Assim, no dia 10 de março o Estado anunciou mais 160 leitos de UTIS, para "os próximos dias", na tentativa de salvar mais vidas em meio a pandemia. Contudo, nenhuma instalação foi efetivada até o momento.
 
 Imprimir