Imprimir

Imprimir Notícia

27/03/2021 às 12:01 | Atualizada: 27/03/2021 às 12:25

Suspeitos de participação no assassinato de idoso são soltos pela Justiça

Maria Clara Cabral

A juíza plantonista Cristiane Padim da Silva concedeu liberdade provisória aos dois casais suspeitos de participação na morte do servidor público aposentado da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Nicomedes Francisco Pinto Lopes, de 69 anos. Ele foi encontrado morto no Distrito da Guia na última quinta-feira (25).

Os favorecidos Waldineia Oliveira da Silva Cândido e Jair da Silva
foram presos após serem flagrados com os pertences do idoso na quinta (25); já Pedro Henrique Lopes Correa e Débora Milena Barãos Ribeiro, foram autuados por terem recebido uma transferência da conta do idoso, após o sequestro. 

Apesar dos indícios do crime receptação, a decisão se deu por entendimento de insuficiência de provas do envolvimento dos suspeitos no homicídio, seguindo o parecer do Ministério Público Estadual (MPE) sob a investigação que está em fase inicial.

“Por oportuno, quanto ao ilícito previsto no art. 288 do CP, respeitando entendimentos contrários, verifico a necessidade de outras diligências para restar caracterizado o liame entre os indiciados. No tocante à necessidade da manutenção da custódia cautelar dos autuados, importante assinalar que o procedimento em tela se restringe à apuração do crime de receptação dos bens da vítima de um homicídio, que está sendo apurado na comarca de Chapada dos Guimarães/MT”, diz trecho do documento.


Dois indiciados, Waldineia e Jair já possuem antecedentes por tráfico e receptação, respectivamente. Durante a audiência de custódia, os casais negaram o crime. Com a palavra, as partes pediram a homologação do flagrante e concessão da liberdade provisória.

A juíza ainda destacou que mesmo numa eventual condenação, a pena permite o cumprimento da pena em regime semi-aberto.

Leia também - Idoso que estava desaparecido é encontrado morto em pedreira; dois casais são presos

A prisão

Consta dos autos que no domingo (21) o filho da vítima observou transferências e compras com os cartões de Nicomedes. Ele se dirigiu então até a residência do pai e verificou que seu veículo e outros objetos não estavam no local. Notou, ainda, que havia uma escada e marcas de pegadas no muro. Em seguida, procurou a delegacia para noticiar os fatos e a polícia iniciou as investigações.

Durante as buscas por informações, um aparelho de celular e uma televisão da vítima foram localiados com o casal Jair da Silva e Waldineia Oliveira da Silva. Dando continuidade as diligências, foram identificados os autuados Pedro Henrique Lopes Correa e Débora Milena Barãos Ribeiro, que receberam a transferência da quantia de R$ 4.900,00 da conta do idoso.

Diante das constatações, os suspeitos foram presos em flagrante delito.

O crime

Nicomedes Francisco Pintos Lopes foi encontrado morto na região do Distrito da Guia na quinta-feira (25) com duas perfurações de arma de fogo. A vítima era morador de Chapada dos Guimarães e estava desaparecido desde o último domingo (21). O idoso morava sozinho e teria sido levado de casa em seu veículo por volta das 21h. O carro foi encontrado no Jardim Vitória, em Cuiabá.
 
 Imprimir