Imprimir

Imprimir Notícia

03/05/2021 às 08:00 | Atualizada: 03/05/2021 às 08:06

Primeira remessa de vacinas da Pfizer chega a Mato Grosso nesta segunda-feira

Camilla Zeni

Mato Grosso se organiza para receber a primeira remessa das vacinas da fabricante norte-americana Pfizer nesta segunda-feira (2), após a chegada dos imunizantes no Brasil na última quinta-feira (29).

De acordo com o governo estadual, foi confirmado o envio de 7.020 doses da nova vacina. Ela será a terceira a entrar em circulação no país e, consequentemente, Mato Grosso. O carregamento chega no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, às 15h40. 

Apesar da confirmação da remessa, o governo estadual não divulgou para quais municípios serão liberados os novos imunizantes. Por orientação do Ministério da Saúde, apenas Cuiabá receberia as doses, por ser a Capital. 

Segundo o Ministério, a recomendação leva em consideração a dificuldade de logística e a necessidade de armazenamento diferenciado das vacinas da Pfizer, que exigem temperatura de até 90 graus negativos para serem estocadas por prazo superior a duas semanas. 

Até o momento, sabe-se que Cuiabá consegue armazenar o imunizante em um ultrafreezer do Hospital Geral, que já foi conveniado para uso no município.

Entretanto, conforme o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Dr. João (MDB), outros municípios de Mato Grosso também teriam freezers com capacidade de armazenamento. É o caso de Tangará da Serra (235 km de Cuiabá). 

O deputado informou ao Leiagora que já requisitou que o governo distribua as vacinas da Pfizer para os municípios que demonstrarem estar aptos. Entretanto, uma resposta não foi recebida. 

Além da Pfizer, Mato Grosso recebe, no mesmo carregamento, outras 97.500 doses da vacina da AstraZeneca.
 
 Imprimir